Frente Parlamentar homenageia mulheres que lideram a cultura coreana no Brasil

In Kyung Um e Bok Já Cho contribuem para a promoção de atividades artísticas e culturais como fortalecimento dos laços de amizade entre as duas nações
22/09/2025 16:27 | Reconhecimento | Daiana Rodrigues - Foto: Marianna Bonaccini

Compartilhar:

Homenagem para In Kyung Um e Bok Já Cho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353205.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem para In Kyung Um e Bok Já Cho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353206.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem para In Kyung Um e Bok Já Cho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bok Já Cho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353208.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> In Kyung Um<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353209.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Alex Madureira com as homenageadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353210.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar São Paulo & Coreia da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniu, nesta segunda-feira (22), para homenagear In Kyung Um - também conhecida como Lisa Um, diretora cultural do Centro Cultural Hallyu, e Bok Já Cho, presidente da Associação dos Idosos Coreanos no Brasil, pela contribuição de ambas na promoção de atividades artísticas e culturais do país asiático. Coordenada pelo deputado Alex Madureira (PL), a iniciativa fortalece os intercâmbios comercial e cultural entre os países, além de fomentar o diálogo por novas parcerias.

"Quero parabenizar as duas homenageadas por manterem vivos a relação com a cultura coreana e o cuidado com os imigrantes e seus descendentes que abriram caminhos para a tecnologia e a Medicina evoluírem", disse Madureira.

In Kyung Um promove exposições, festivais e cursos que valorizam a música, arte, gastronomia e literatura coreanas no Centro Cultural Hallyu, localizado no Bom Retiro, região central paulistana. Comprometida e apaixonada pelo ensino do idioma coreano, sua trajetória é marcada pela dedicação em sala de aula e a formação dos estudantes.

Durante a reunião, In Kyung Um classificou o Brasil como sua segunda pátria e país onde vem realizando seus sonhos. "É uma honra receber essa homenagem como reconhecimento do meu trabalho. Essa também é uma forma de incentivar as comunidades coreanas que vivem aqui e prestam serviços culturais e educacionais", agradeceu.

"Esta homenagem reconhece minha atuação na sociedade paulista e reflete a responsabilidade, confiança e afeto depositados na comunidade coreana", disse Bok Já Cho.

A presidente da Associação dos Idosos Coreanos também é membro do Conselho da Unificação Nacional da Coreia e tem contribuído para a promoção dos laços de amizade, respeito e colaboração entre os povos brasileiro e coreano, além de estimular a reflexão e difusão sobre valores universais, como paz, solidariedade e unidade.

A reunião ainda contou com a presença de Roberto Cho, presidente da Associação Comercial e Industrial Brasil-Coreia (ACIBC).

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento


alesp