Audiência Pública debate criação da Região Metropolitana de Piracicaba

Evento será realizado neste sábado e contará com a presença de deputados e representantes do Executivo paulista
07/05/2021 17:56 | Evento | Karina Freitas

Compartilhar:

Elevador Turístico Alto do Mirante em Piracicaba - fonte: semactur<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266240.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza neste sábado, dia 8 de maio, a partir das 9h, a primeira audiência pública para debater a criação da Região Metropolitana de Piracicaba. O encontro será realizado no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e vai contar com a participação do vice-governador Rodrigo Garcia e do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

A proposta de criação da Região Metropolitana de Piracicaba é do deputado Roberto Morais (Cidadania). O parlamentar falou que "é uma grande conquista e reconhecimento para nossa cidade, de 410 mil habitantes, que comanda hoje uma grande região aqui no Estado de São Paulo".

Para o secretário Marco Vinholi, "um dos pontos fortes da iniciativa é o planejamento organizado da região, com estudos sobre onde chegar nos próximos 5, 10 e 15 anos". "Com a região metropolitana, é criado um fundo com recursos dos municípios e do Estado, podendo captar até investimentos do governo federal para projetos de interesse regional", afirmou.

A região prevista na medida deve contemplar os municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí´, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

O projeto já foi aprovado nas comissões de Constituição, Justiça e Redação; Assuntos Metropolitanos e Municipais; e Finanças Orçamento e Planejamento da Assembleia. Agora, ele está pronto para votação no plenário do Parlamento paulista.

Atualmente, o Estado de São Paulo conta com 6 regiões metropolitanas - São Paulo (1974), Vale do Paraíba e Litoral Norte (2012), Ribeirão Preto (2016), Baixada Santista (1996), Sorocaba (2014) e Campinas (2000); e 3 aglomerados urbanos - Piracicaba (2012), Jundiaí (2011) e Franca (2018). A audiência pública será transmitida pela Rede Alesp na TV e no YouTube.


alesp