Combate à morte de policiais é destaque em reunião
01/10/2019 17:11 | Defesa dos Direitos da Pessoa Humana | Laysla Jacob - Fotos: José Antonio Teixeira




As últimas mortes de policiais militares no exercício da função fizeram com que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais convidasse nesta terça-feira (1/10) um representante do Condepe para a próxima reunião do colegiado. O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) deverá indicar um representante para falar sobre as ações adotadas para combater a morte de policiais no Estado. "Queremos saber quais as ações do maior conselho estadual de Direitos Humanos para proteger os nossos policiais militares. Sabemos que nossos PMs estão expostos e que, hoje, o genocídio de policiais está altíssimo. Queremos saber quais as atitudes que estão sendo tomadas para proteger a vida deles", justificou o deputado Douglas Garcia (PSL), autor do pedido aprovado pelos parlamentares.
No decorrer do encontro, a comissão também aprovou a realização de uma visita à Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo. Garcia explicou que a ideia é compreender as demandas dos policiais para que se possa atuar a favor deles. "Está na hora de pensarmos em políticas para reinserir o policial militar deficiente físico em seu ambiente de trabalho. Precisamos conhecer as dificuldades que eles possuem para que também possam ser atendidos por esta comissão", concluiu o deputado.
Projetos de Lei
A comissão aprovou um projeto que obriga supermercados e padarias a afixarem placas em Braille nas suas prateleiras contendo informações sobre o produto como o nome, quantidade e o preço. O Projeto de Lei (PL) 447/2017 é do ex-deputado Gil Lancaster.
"As informações possibilitarão aos deficientes visuais mais uma opção para a autonomia necessária no dia a dia, pois ao frequentar ambientes comuns a todos, devem ser tratados de forma igualitária, sem necessidade de estarem sempre na presença de um acompanhante", explicou o autor. A proposta está pronta para ser votada em Plenário.
O grupo também aprovou uma medida que garante a Identidade Jovem (ID Jovem) a pessoas entre 15 e 30 anos que atendam a requisitos como cadastro no CadÚnico e no máximo dois salários mínimos de renda familiar. O PL 854/2017 é do ex-deputado Marco Vinholi e segue agora para a avaliação da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.
A reunião contou com a participação dos deputados Arthur do Val, Beth Sahão, Delegado Olim, Douglas Garcia, Dra. Damaris Moura, Gil Diniz, Gilmaci Santos e Wellington Moura. Para quem deseja acompanhar os trabalhos pessoalmente, as reuniões são abertas ao público e realizadas às terças-feiras, a partir das 14h, na Alesp.
Notícias relacionadas
- Comissão aprova proposta que convoca audiência pública para debater situação dos funcionários da Fundação Casa
- Parlamentares da Comissão de Direitos da Pessoa Humana criam grupo de trabalho para discutir solução à Cracolândia
- Parlamentares da Comissão de Direitos da Pessoa Humana dão aval a oito projetos em tramitação na Alesp
- Projeto aprovado por comissão institui data comemorativa para programa de ações solidárias
- Comissão de Direitos Humanos da Assembleia de SP vai apurar casos de feminicídio no Estado
- Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos chega à 23ª Edição
- Programa Bom Prato deve abrir novos postos em 2020
- Comissão aprova indicados para 22º Prêmio Santo Dias
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações