Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho dá aval a 7 projetos em tramitação na Alesp
17/08/2021 19:45 | Comissão | Beatriz Lauerti - Foto: Reprodução Rede Alesp








A Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho da Assembleia Legislativa de São Paulo deu aval, nesta terça-feira (17/8), a sete projetos em tramitação, em reunião realizada em ambiente virtual. Além das propostas, 12 moções foram aprovadas pelo órgão técnico.
O Projeto de Lei Complementar 82/2019, de autoria do deputado Delegado Olim (PP), foi um dos acatados pelos parlamentares. Ele altera a Lei Complementar 1010/2010, que dispõe sobre a criação da São Paulo Previdência (SPPREV), entidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Militares do Estado de São Paulo (RPPM).
O relator, deputado Coronel Telhada (PP), comentou o objetivo do texto e explicou a emenda, de sua autoria, e disse que ela tornará a medida mais eficaz. "A proposta altera o número de membros efetivos no conselho de administração da referida autarquia de 14 para 15 pessoas. O projeto propunha que fosse colocado um delegado de polícia como efetivo. Fiz uma emenda para que, além do delegado, fosse também colocado um coronel da Polícia Militar efetivo e o respectivo suplente, porque aí sim podemos dizer que abrangeríamos todos os setores do funcionalismo público", falou.
Também foi aprovado o Projeto de Lei 1092/2019, de autoria do deputado Coronel Nishikawa (PSL). A medida autoriza o Poder Executivo a reinserir os agentes de segurança pública portadores de deficiência física adquirida em serviço, nas atividades de suas respectivas corporações.
O deputado Coronel Telhada também foi relator dessa proposta e ressaltou os benefícios que a iniciativa traz para a área da segurança. "É importante porque permite que aquelas pessoas que estão com incapacidade física, mas querem continuar trabalhando e tem condições psicológicas, mental e até coordenação motora, muitas coisas que o policial deficiente físico pode ser aproveitado como serviços administrativos e outros. Isso é bom para a pessoa e para a corporação que teria um reforço", disse.
Outros projetos
Mais uma proposição acatada foi o Projeto de Lei 389/2019, de autoria do deputado Vinicius Camarinha (PSB), que visa alterar a Lei 9.361, de 5 de julho de 1996, que cria o Programa Estadual de Desestatização.
Outros textos aprovados foram o PL 485/2020, de autoria do deputado Major Mecca (PSL), que prevê a instituição do Programa de Apoio ao Funcionário Público que se tornou Pessoa com Deficiência, e o PL 186/2021, iniciativa do deputado Mauro Bragato (PSDB), que permite aos servidores públicos estaduais ativos e inativos que solicitaram o cancelamento de sua inscrição, o retorno à condição de contribuinte do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). Além disso, o PL 527/2019, também de autoria do deputado Mauro Bragato e o PL 516/2020, proposto pelo parlamentar Carlos Giannazi (PSOL), visam estabelecer datas comemorativas.
Moções
O colegiado ainda aceitou 12 moções relativas às áreas da saúde, segurança pública, funcionalismo público, aos concursos, e à reforma administrativa. Três requerimentos que solicitam convocações feitas pelo deputado Carlos Giannazi tiveram votação adiada para os deputados tomarem maior conhecimento sobre cada questão.
A reunião foi presidida pelo deputado Bruno Ganem (Podemos). Participaram os parlamentares Teonílio Barba (PT), Marcos Zerbini (PSDB), Altair Moraes (Republicanos), Coronel Telhada (PP), Douglas Garcia (PTB) e Adalberto Freitas (PSL).
Notícias relacionadas
- Com destaque para o serviço público, Comissão de Constituição e Justiça Alesp dá aval a 82 projetos
- Comissão de Relações Internacionais da Alesp aprova plano de trabalho e faz convite a secretário
- Comissão de Transportes da Alesp cobra explicação sobre aumento dos pedágios no Estado
- Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Alesp analisa nesta quarta projeto de lei que fiscaliza produtos químicos
- Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp dá aval à proposta para o Orçamento estadual para 2022
- Queda nos casos de Covid-19 deve levar Rede Hebe Camargo a recorde de atendimento oncológico
- CPI discute combate ao assédio sexual com representante de movimento estudantil
- Parlamentares da CPI das Quarteirizações acompanham depoimento do presidente do Iabas
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações