Alesp convoca duas sessões extras para votar projetos do Executivo e de autoria parlamentar nesta terça, 14
13/09/2021 17:35 | Colégio de Líderes | Barbara Moreira - Foto: Arquivo Agência Alesp

Os deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo podem votar nesta terça-feira, 14 de setembro, em duas sessões extraordinárias, três projetos de autoria parlamentar e um projeto do Executivo, segundo acordo entre os líderes dos partidos.
A primeira sessão, convocada para os projetos de autoria parlamentar, tem início previsto para as 19h. Em pauta, estão os Projetos de Lei 574/2016, da deputada Márcia Lia (PT), com o objetivo de garantir direitos às famílias homoafetivas em programas estaduais; 42/2021, do deputado Paulo Fiorilo (PT); e 176/2021, do deputado Murilo Felix (Pode), que são voltados à área da saúde.
A segunda sessão extraordinária está prevista logo após o fim da primeira. Será analisado e votado o Projeto de Lei 539/2021, do Executivo, que cria novas modalidades de colaboração e transferência de recursos do Estado aos municípios em ações voltadas à melhoria da educação básica pública.
A proposta, que simplifica a adesão e formalização de programas da Secretaria de Estado da Educação, substituindo o modelo de convênio por termos de compromisso, foi aprovada com modificações pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento e Planejamento; e de Educação e Cultura na última quinta-feira (9/9).
As alterações acrescentaram a educação inclusiva; a valorização de profissionais; e a gestão pedagógica; além de estratégias para aprendizagem de alunos com altas habilidades, superdotados e com necessidades especiais nas ações passíveis de assistência técnica e financeira pelo Estado. Uma das emendas também prioriza municípios que têm escolas com maior índice de vulnerabilidade socioeconômica e educacional.
Projetos de parlamentares
A proposta de Fiorilo tem coautoria de Marina Helou (Rede) e visa a divulgação de dados sobre lotes de vacinação e da população vacinada em site. Enquanto a proposta de Murilo Felix, com coautoria da deputada Patrícia Bezerra (PSDB), autoriza o governo a criar um programa de saúde emocional para as vítimas da Covid-19, pessoas que perderam familiares para a doença ou foram afetadas pela crise econômica em decorrência da pandemia.
Ainda na terça-feira, os parlamentares devem votar durante a sessão ordinária, as urgências de dois projetos. A sessão está prevista para ser iniciada às 14h30. Um deles é o Projeto de Lei 403/2020, proposto no ano passado pelo atual presidente da Assembleia, deputado Carlão Pignatari, para prorrogar o fim da utilização de PCBs (Bifenilas Policloradas) até 2025, e o descarte total de forma adequada até 2028. O objetivo é adequar os prazos à legislação federal e à Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), e oferecer maior segurança jurídica às concessionárias.
"As PCBs são substâncias químicas orgânicas, hidrocarbonetos aromáticos clorados artificiais, não biodegradáveis, persistentes no meio ambiente, e carcinogênicos, podendo acumular-se em tecidos adiposos de organismos vivos, incluindo os seres humanos", explicou Pignatari, na justificativa da proposta.
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, que participou do Colégio de Líderes da Alesp para explicar a medida aos parlamentares, a região Sudeste é a que mais possui equipamentos com PCBs, com praticamente 80% do total nacional, e o setor elétrico é o que mais concentra a substância, principalmente em aparelhos como capacitores e transformadores.
Outra proposta é o Projeto de Lei Complementar 2/2021, do deputado Douglas Garcia (PTB), que altera a norma que criou o Sistema de Ensino da Polícia Militar do Estado, para incluir cursos superiores de graduação em tecnologia nas modalidades de cursos e programas de educação superior e tecnológica.
Já vetos do governador a projetos votados na Assembleia podem ser pautados na quarta-feira, 15 de setembro, de acordo com a decisão dos líderes partidários.
Comissões e audiências públicas
Nesta segunda-feira (13/9), uma audiência pública solicitada pela deputada Professora Bebel (PT) vai abordar, às 18h, os direitos dos servidores públicos estaduais. O Orçamento do Estado para 2022 será debatido às 19h em audiência pública na cidade de Mogi das Cruzes.
Na terça-feira, 14 de setembro, os parlamentares da Comissão de Transportes e Comunicações irão ouvir o diretor-geral da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes), Milton Persoli, às 13h30.
Uma reunião extraordinária da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais foi convocada para analisar, às 14h30, o Projeto de Lei 495/2019, da deputada Leticia Aguiar (PSL), que declara São José dos Campos a "Capital Estadual da Indústria Aeroespacial - Capital do Avião".
Quarta-feira, 15 de setembro, as comissões de Infraestrutura e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizarão reunião conjunta às 13h30 para receber a prestação de contas do secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
Às 14h30, a Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários deve analisar pauta com 15 itens, enquanto a Comissão de Assuntos Desportivos foi convocada para deliberar sobre 22 itens às 15h30.
Na quinta-feira, 16 de setembro, nova audiência pública sobre o Orçamento será realizada às 15h, em Tatuí. Sexta-feira, 17 de setembro, será a vez dos munícipes de Registro, às 10h, e Sorocaba, às 19h, debaterem o Orçamento do Estado para o próximo ano. Nesta data, uma audiência pública intitulada "Comgás - a antecipação da concessão de justifica?", foi solicitada pelo deputado Luiz Fernando (PT) para as 16h.
Notícias relacionadas
- Líderes partidários da Alesp definem pauta da primeira sessão extraordinária do ano
- Comissão de Finanças da Alesp analisa proposta do Orçamento para 2022 nesta terça-feira, 14
- Líderes decidem por retomar discussão de projeto que destina, em definitivo, terras para assentados
- Líderes definem agenda da semana na Alesp; projeto de transferência definitiva de assentamentos será analisado nesta terça
- Líderes definem pauta da semana na Alesp; projeto que altera normas do funcionalismo será discutido nesta terça, 21
- Projetos de autoria parlamentar podem ser votados nesta semana, decide Colégio de Líderes
- Alesp deve votar benefício fiscal para envasadores de água e criação da Região Metropolitana de Piracicaba nesta semana
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações