No Dia Estadual do Ciclista, Assembleia Legislativa de São Paulo destaca ações, leis e projetos ligados ao tema
22/09/2021 11:00 | Celebração | Lucas Cheiddi




O Dia Estadual do Ciclista, comemorado nesta quarta-feira (22/9), foi estabelecido em janeiro de 2015 pela Lei 15.686/2015, de autoria da ex-deputada Célia Leão, e tem a finalidade de incentivar o uso da bicicleta, ordenando o trânsito das cidades, melhorando a saúde da população e reduzindo a emissão de monóxido de carbono. Hoje também celebra-se o Dia Mundial Sem Carro, que existe desde 1997.
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem diversas ações e normas que buscam promover o ciclismo, já que a prática pode ser adotada como esporte, ajuda no desenvolvimento sustentável e incentiva o turismo de bicicleta.
Na última semana, inclusive, o Parlamento paulista regulamentou, no Ato da Mesa 28, de 15 de setembro de 2021, o uso e funcionamento do bicicletário localizado nas dependências do Palácio 9 de Julho, sede do Parlamento paulista. A iniciativa é um dos exemplos de promoção do uso da bicicleta.
Inaugurado em 12 de março deste ano, o bicicletário possui 91 vagas para bicicletas, sendo três para cargueiras e 88 para comuns, suporte para travamento de bicicletas, armários guarda-volumes, banheiros e câmeras de monitoramento geridas pela Assistência Policial Militar da Alesp.
Ele funcionará todos os dias, das 7h às 22h, para uso público de pessoas devidamente cadastradas. Até a contratação de empresa responsável por sua gestão, a abertura do bicicletário será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, apenas para utilização por servidores e terceirizados da Alesp. O regulamento de uso do bicicletário ficará disponível em local visível.
Outros exemplos do incentivo ao ciclismo são a Lei 17.139/2019 e a Lei 17.332/2021, aprovadas na atual legislatura. A primeira, de autoria da deputada Carla Morando (PSDB), incluiu no calendário turístico do Estado o evento "L'Étape Brasil by Le Tour de France", em Campos de Jordão. O "Tour de France" é a maior competição esportiva de ciclismo e acontece há mais de um século.
Já a segunda, de autoria do deputado Mauro Bragato (PSDB), instituiu a Ciclorrota Costa Oeste no Estado. Ela abrange diversos municípios dessa localidade e ajuda a estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer; a promover o desenvolvimento sustentável em dimensões socioeconômicas e ambientais; a difundir a cultura desse esporte; e a fortalecer o turismo regional.
Projetos de lei
A atual legislatura da Assembleia Legislativa paulista tem algumas proposições em tramitação que têm por objetivo incentivar o ciclismo, o turismo e proteger o ciclista.
É o caso do Projeto de Lei 684/2019, de autoria do deputado Professor Kenny (PP), que propõe a criação do Programa Estadual de Incentivo ao Ciclismo de Montanha nos Parques Estaduais de São Paulo, para regulamentar e promover a prática do ciclismo de montanha. Texto aguarda votação da Comissão de Assuntos Desportivos.
Já o Projeto de Lei 276/2021, de autoria do deputado Mauro Bragato, busca regulamentar o uso de veículos de apoio a ciclistas nas rodovias do Estado, com finalidade de escolta. Proposição está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação - CCJR.
Outra proposição em análise na CCJR é o Projeto de Lei 513/2021, que pretende criar o Circuito Cicloturístico do Vale Histórico, com percurso que contará com cerca de 410 km a serem percorridos em sete dias.
O evento terá início em Guaratinguetá e passará pelos municípios de Lorena, Canas, Cachoeira Paulista, Silveiras, Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal; sua data comemorativa será no segundo domingo do mês de novembro.
Notícias relacionadas
- Fundada em 1835, Assembleia completa 190 anos em 2025
- FestAlesp reúne centenas de colaboradores para celebrar mais um ano de conquistas
- Com apresentações de diferentes estilos musicais, 'Semana de Talentos' da Alesp chega ao fim
- "Mais que luta, uma filosofia": livro dos Grandes Mestres das artes marciais é lançado na Alesp
- Na Alesp, Prêmio Jovens do Axé homenageia trabalhos de combate ao racismo religioso
- 12° aniversário da Acaapesp é comemorado na Alesp
- Semana de Tiradentes lembra luta pela independência do país
- Dia estadual marca luta pela reforma agrária e combate à violência no campo
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações