Reunião conjunta de comissões dá aval a sete projetos, que devem ser votados em Plenário ainda nesta quarta, 27
27/10/2021 15:05 | Congresso de Comissões | Leonardo Ferreira - Foto: Reprodução Rede Alesp













Em reunião conjunta das comissões, os deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deram aval a sete projetos de lei. As propostas seguem para votação em Plenário, que deve ocorrer ainda hoje (27) no início da noite.
Participaram da reunião as comissões de Constituição, Justiça e Redação; Atividades Econômicas; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Defesa e dos Direitos das Mulheres; Saúde; Segurança e Assuntos Penitenciários; Finanças, Orçamento e Planejamento.
Durante o encontro, os parlamentares deram aval ao Projeto de Lei 607/2021, de autoria do Executivo, que pretende modernizar e desburocratizar a legislação em torno da produção e comercialização de produtos artesanais, como linguiças, queijos, pães, bolos e todos os derivados de carnes, ovos, leite, pescados e demais comidas de origem animal.
O texto da iniciativa foi acatado pelos parlamentares com emendas, que adequam e aprimoram a proposta na área de fiscalização e inspeção desses produtos.
O deputado Sergio Victor (Novo) destacou o papel que o projeto tem na desburocratização e falou sobre as emendas. "A burocracia atrapalha, todas as emendas foram construídas para ajudar ao pequeno produtor. Hoje é um marco, segundo vários produtores tornaremos a lei uma das mais modernas do Brasil", disse.
De acordo com a deputada Marina Helou (Rede) a iniciativa foi uma construção suprapartidária que além de modernizar a legislação estadual pode estimular o setor e gerar empregos.
"É um projeto dos produtores, que se organizaram para solicitar essa proposta, e, como constitucionalmente deveria vir do governo, foi feita uma grande articulação suprapartidária. É um projeto que moderniza muito o sistema de acompanhamento do produtor artesanal, que trata de um problema gravíssimo no Estado de São Paulo", falou. "É um avanço que o Estado pode trazer para essa pauta extremamente necessária para o pequeno produtor, traz a possibilidade de estimular esse setor que pode trazer muitos empregos".
Outras propostas
O colegiado também acatou propostas de autoria parlamentar, como o Projeto de Lei 451/2021, do deputado Márcio da Farmácia (Pode) que proíbe a venda de qualquer tipo de medicamento em mercados, supermercados e estabelecimentos similares.
No encontro, o deputado foi questionado sobre o projeto cercear a liberdade de comercialização de produtos como pomadas para assaduras nos mercados, e enfatizou que a proposta se refere a produtos enquadrados como medicamentos e não cosméticos.
De acordo com o parlamentar, a medida tem como objetivo "zelar pelo uso racional dos medicamentos, além de evitar intoxicações, tendo em vista que a comercialização de medicamentos em mercados pode gerar o uso indiscriminado de remédios".
Já o Projeto de Lei 247/2021, de autoria do deputado Enio Tatto (PT) Institui o Programa Alerta Samuel. A iniciativa consiste em um sistema de alerta emergencial no Estado que é ativado em casos de rapto, sequestro ou desaparecimento de crianças e adolescentes.
Segundo a medida, caberá à polícia por meio do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), emitir um comunicado especial de "Alerta Samuel".
De iniciativa do deputado Carlos Cezar (PSB), o Projeto de Lei 1097/2019 institui o Dia Estadual de Conscientização do X-Frágil e a Semana Estadual de Estudos e Conscientização sobre a Síndrome do X- Frágil.
Também acatado pelas comissões, o Projeto de Lei 653/2019, do deputado Rodrigo Gambale (PSL), autoriza o Poder Executivo a estabelecer parcerias com tatuadores para atendimento de mulheres que sofreram traumas, queimaduras e diferentes ocorrências que resultaram em marcas e cicatrizes na pele.
Incêndios
Ainda na reunião, os parlamentares acataram duas propostas voltadas à contenção de incêndios. O Projeto de Lei 412/2021, de autoria do deputado Coronel Nishikawa (PSL), coloca o "Agosto Cinza", no calendário oficial como mês estadual de conscientização e combate aos incêndios e queimadas.
Já o Projeto de Lei 595/2021, de iniciativa do deputado Maurici, institui a Política Estadual de Manejo Integrado do Fogo. De acordo com o deputado, o ano de 2021 vem sendo marcado por incêndios florestais agravados por fatores oriundos das mudanças climáticas e do desmatamento indiscriminado.
"Além dessas questões é necessário uma modernização e organização das políticas estaduais de manejo do fogo, com uma visão de colaboração entre os entes da federação, bem como com sociedade civil e iniciativa privada", disse.
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp dá aval a projeto de lei que busca garantir preservação de tucunarés
- Comissões da Alesp dão aval a projeto que institui o Código de Defesa do Empreendedor
- Comissões da Alesp dão aval a projeto que permite parcelamento do IPVA em até cinco vezes no Estado de São Paulo
- Congresso de Comissões dá aval a projeto que proíbe a distribuição de sacolas descartáveis no Estado
- AO VIVO: Parlamentares deliberam três projetos de lei em congresso de comissões
- Comissões da Alesp dão aval a projetos que viabilizam a tecnologia 5G e investimentos nas linhas de trem em São Paulo
- Comissões da Alesp dão aval a projeto que prioriza atendimento e laudos a mulheres vítimas de violência
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações