Representante da Cetesb nega que construção da cava subaquática foi prejudicial à população e peixes
17/11/2021 14:44 | Cavas Subaquáticas | Gerson Nichollas - Foto: Larissa Navarro









Parlamentares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Cavas Subaquáticas se reuniram, nesta quarta-feira (17/11), com a integrante da Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental da Cetesb à época da construção da obra, Ana Cristina Pasini.
Ela afirmou que a construção da cava subaquática próximo ao Porto de Santos não proporcionou prejuízo à população local e aos peixes, já que análises aprofundadas foram realizadas especificamente sobre a qualidade da água.
"A cava foi um ganho ambiental grande da região, pois fizemos uma limpeza do material contaminado. Continua chegando assoreamento, porém o sedimento que chega no rio hoje não tem mais os contaminantes, ou seja, basicamente, chega areia", completou.
A representante do Instituto Sócio Ambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (Isac), Marly Vicente, em Cubatão, localizada nas proximidades da cava subaquática, discordou das afirmações feitas por Ana Cristina.
"Em alguns momentos eu fico indignada, porque falam nesse projeto como se fosse uma maravilha. Na prática, não é nada disso. A cava foi construída em um dos locais onde os pescadores mais pescavam. Por isso, para nós a cava foi uma verdadeira agressão ao meio ambiente", afirmou Marly.
Devido a complexidade e a dimensão da cava subaquática, Ana Cristina afirmou que a Cetesb realizou diversas reuniões técnicas para a análise e a viabilidade do projeto, realizando o acompanhamento de forma "rigorosa, correta e honesta".
"Além de ser um projeto bem licenciado, foi uma boa solução para a região do porto de Santos. Porque ali, no passado, sempre passou todo tipo de poluição", afirmou.
Segundo Ana Cristina, esses sedimentos que estavam lá eram originados das indústrias próximas ao porto. "Elas lançavam seus dejetos sem muito controle, já que no passado não havia licenciamento ambiental. Esse sedimento tinha elementos tóxicos e foi retirado no leito do canal e está agora depositado dentro dessa cava de maneira segura", afirmou.
Segundo Marly, a pesca foi prejudicada com a construção da cava, já que a ela era muito mais abundante antes do projeto. Além disso, os pescadores da região se sentem vítimas e vilões ao mesmo tempo, já que tem o receio de entregar aos consumidores um produto que está contaminado. "O progresso é importante desde que esteja condizente com a preservação ambiental", disse.
O que é uma cava subaquática?
Cava subaquática é uma cratera aberta debaixo da água para despejo de sedimentos, lixo e materiais contaminados. A cava feita no estuário entre Santos e Cubatão é maior que o estádio do Maracanã, com dimensões de 400 metros de diâmetro por 25 metros de profundidade, e está preenchida por cerca de 2,4 bilhões de litros de sedimentos.
Cava Subaquática do Casqueiro
A cava foi aberta entre Santos e Cubatão e escavada sob responsabilidade da Usiminas e da VLI, empresa de logística da Vale, em 2017 para despejo de material retirado durante a dragagem (desassoreamento do fundo de canais) do canal de Piaçaguera.
Entretanto, antes da década de 70 não existiam políticas de prevenção aos dejetos altamente contaminados por metais pesados que circulavam pela região, o que perpetuou a concentração desses sedimentos no fundo do estuário durante as décadas de 60 e 70.
Esse processo ocorreu devido às atividades industriais que estavam mais afastadas da costa, sendo o canal de Piaçaguera aberto para possibilitar a navegação das embarcações que levavam matéria-prima à Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista), por exemplo, e que voltavam à costa com material acabado.
Notícias relacionadas
- AO VIVO: CPI das Cavas Subaquáticas discute e delibera relatório final
- CPI das Cavas Subaquáticas da Alesp apresenta relatório final; votação pode ser finalizada nesta terça, 15
- CPI das Cavas Subaquáticas apresenta relatório final nesta segunda-feira, dia 14
- AO VIVO: CPI das Cavas Subaquáticas recebe representantes da VLI Logística e da Usiminas
- AO VIVO: CPI das Cavas Subaquáticas ouve o deputado Luiz Fernando (PT) coautor do colegiado para prestar esclarecimentos
- AO VIVO: CPI Cavas Subaquática recebe o economista Sérgio Amaral para prestar esclarecimentos
- AO VIVO: CPI Cavas Subaquáticas ouve consultor portuário e representante de empreendimentos imobiliários
- Parlamentares elegem presidente e vice-presidente da CPI das Cavas Subaquáticas na Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações