Há 20 anos, lei criada na Alesp insere nas escolas conteúdos que visam prevenir o alcoolismo
20/01/2022 16:57 | Lei estadual | Leonardo Ferreira

Criada há 20 anos, a Lei 10.990/2001, aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo, tem como objetivo inserir no conteúdo programático das escolas públicas do Estado o tópico de "Perigos e Prevenção do Alcoolismo" para diminuir a incidência deste problema na sociedade.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a temática é trabalhada no componente de Ciências e mais especificamente, quando se refere a substâncias psicoativas, como no caso do álcool, está relacionado ao objeto de conhecimento Saúde, que é trabalhado com os estudantes no 8º ano do ensino fundamental dos anos finais.
O foco nas aulas é dialogar com os estudantes sobre as diferentes motivações para o uso de substâncias psicoativas e propor ações de prevenção.
O deputado Carlos Giannazi (PSOL) destacou a importância de se discutir sobre o assunto nas escolas. "Esse conteúdo é abordado há muitos anos pelos professores, a questão dos efeitos do álcool na saúde, na vida social. A aplicação depende do projeto pedagógico de cada escola, do grupo de professores, da direção e da coordenação, mas é um conteúdo importante. É de extrema necessidade que esse debate aconteça na escola", disse.
De acordo com números da OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo anual médio de álcool para pessoas acima de 15 anos é de 6,2 litros. O Brasil supera essa média com 8,7 litros por ano para essa mesma faixa etária. Também segundo a OMS, 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos por consequências do álcool, número que representa 5,9% das mortes. Desse total, 825 mil pessoas têm entre 20 e 39 anos.
Além do consumo já recorrente, pesquisa feita pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em 33 países e dois territórios das Américas apontou que 42% dos entrevistados no Brasil relatou alto consumo de álcool durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2020.
O consumo de álcool tem efeito nocivo para o corpo, gerando problemas gastrointestinais como refluxo, sangramentos no esôfago e estômago, vômito, inflamação do pâncreas, problemas cardíacos e vasculares, prejuízos cerebrais, disfunções imunológicas, anemia, osteoporose, câncer, entre outros, além de problemas sociais em decorrência do uso excessivo.
Prevenção ao uso de drogas
No Brasil existe o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que promove cursos ministrados por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades com o objetivo de prevenir o uso de drogas. As aulas mostram ao estudante como resistir às pressões diretas ou indiretas para o uso de substancias ilícitas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.
No primeiro ano da atual legislatura, os parlamentares da Assembleia paulista aprovaram a Lei 17.171/2019, de autoria do deputado Rodrigo Gambale (PSL). A norma determina que todas as escolas públicas do ensino fundamental e médio do Estado apresentem aos seus alunos, ao menos uma vez no ano letivo, o Proerd.
"O Proerd corresponde a um esforço integrado e cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, procurando preparar as crianças e os adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na condução de suas vidas. Utilizando estratégias pedagógicas adequadas, o policial militar fornece ensinamentos aos alunos para que se tornem bons cidadãos, resistam à oferta de drogas e evitem a violência. O programa também agrega também os pais nesse processo educacional de prevenção", disse Gambale.
Notícias relacionadas
- Lei aprovada pela Alesp, rota cicloturística Márcia Prado deve ter obras concluídas em 2023
- Após aprovação da Alesp, lei que acaba com desconto previdenciário de aposentados e pensionistas do Estado é sancionada
- Lei que institui política estadual sobre drogas completa três anos em São Paulo
- Lei aprovada pela Alesp para atração de investimentos turísticos no Estado completa um ano
- Aprovada pela Alesp, lei estadual de combate a intolerância religiosa completa um ano
- Após aprovação da Alesp, lei que possibilita transferir terras do governo em definitivo para assentados rurais é sancionada
- Após aprovação da Alesp, artigos do Código Paulista de Defesa da Mulher são regulamentados
- Lei criada na Alesp incentiva campanhas de combate à violência doméstica durante todo o mês de março
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações