Instituto do Legislativo Paulista aborda novos tratamentos e remédios contra a Covid-19

Em encontro, pesquisadores apontaram avanços no desenvolvimento de fármacos contra a doença
26/04/2022 12:00 | ILP | Fernando Bocardo - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Evento Ciclo ILP-FAPAESP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2022/fg285745.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ciclo de palestras organizado pelo ILP (Instituto do Legislativo Paulista) em parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) abordou, nesta segunda-feira (25), o desenvolvimento de novos remédios e tratamentos para a Covid-19.

Em encontro virtual, pesquisadores das principais universidades do Estado de São Paulo apresentaram estudos de métodos de tratamento e prevenção da doença. Focados nessa pauta desde o início da pandemia, os acadêmicos vêm trabalhando para o melhor entendimento do vírus e seus efeitos.

Entre os palestrantes, estava o professor Rafael Victorio Carvalho Guido, associado do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), que falou sobre a elucidação estrutural de alvos moleculares na descoberta de fármacos para a Covid-19.

De acordo com Guido, os resultados promissores só foram possíveis através da integração das principais ciências da natureza durante os estudos das moléculas. "Nas nossas pesquisas, a biologia, a química e a física das moléculas foram aplicadas na codificação das proteínas do SARS-CoV-2, que são o alvo dos fármacos", disse.

A segunda a apresentar sua pesquisa foi a professora Cristiane Guzzo, integrante do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, que desenvolveu três métodos de inibição do vírus através de inteligência artificial, bioquímica e proteínas para encontrar potenciais fármacos para o tratamento da Covid-19.

"Nós utilizamos os conhecimentos de biologia molecular e ensaios computacionais para encontrar sete potenciais fármacos que inibem os efeitos do vírus", disse. A pesquisa ainda precisa ser validada com ensaios experimentais e testes em pessoas infectadas pela Covid-19.

O terceiro palestrante foi Fernando de Queiroz Cunha, professor da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, que destinou sua pesquisa no efeito do vírus nos pulmões. "SARS-CoV-2 é detectado em diversos órgãos vitais, mas principalmente nos pulmões dos pacientes com Covid-19, que desenvolvem a síndrome respiratória aguda, responsável pela maioria das mortes", disse.

Por conta disso, Cunha utilizou a DNAse, droga presente no tratamento de fibrose cística, para prevenir lesões pulmonares causadas por um dos componentes do vírus. O medicamento Dissulfiram, presente no tratamento de pacientes com doenças ligadas ao alto consumo de álcool, também deu resultados promissores.

O professor Carlos Alberto Montanari, membro do Instituto de Química de São Carlos/USP, foi o último a apresentar sua pesquisa, que foca na ação de antivirais contra a Covid-19. Montanari localizou novas substâncias que combatem a principal protease do coronavírus, a 3CL Pro. "É realmente necessário tratar as pessoas logo que elas são diagnosticadas, e assim evitar a hospitalização, morte e tensão no sistema de saúde", disse.

Os pesquisadores aguardam parcerias com a indústria farmacêutica para avançar ainda mais nas pesquisas e no desenvolvimento dos fármacos.

Próximos encontros

No dia 27 de maio, o Instituto do Legislativo e a Fapesp promovem a palestra "Soluções para o meio ambiente urbano". Já no dia 25 de junho, o ciclo apresenta o encontro "Novos materiais para a área de Saúde".

As palestras estão com as inscrições abertas, que podem ser realizadas diretamente no site do ILP (www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos). A certificação dos cursos ocorre após o preenchimento da avaliação virtual, que conta como presença no caso dos eventos online, e é enviada por e-mail ao final do evento.

alesp