Comissão de Constituição, Justiça e Redação dá aval a proposta de emenda à Constituição que cria a Polícia Penal no Estado de São Paulo
22/06/2022 17:30 | CCJR | Fernando Bocardo - Foto: Larissa Navarro e Reprodução Rede Alesp












Os deputados que compõem a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado se reuniram nesta quarta-feira (22), em ambiente virtual e deram aval a 18 proposições. A pauta contou com 94 itens, dentre eles, 30 tiveram pedido de vista pelos parlamentares e o restante não foi votado por falta de quórum durante a reunião.
Entre os projetos aprovados, destaca-se a Proposta de Emenda à Constituição 2/2022, encaminhada pelo governador Rodrigo Garcia, que estabelece a Polícia Penal no Estado. O texto prevê que a Polícia Penal seja um órgão permanente, assim como as demais instituições policiais de São Paulo.
Durante a votação na reunião presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), o relator Delegado Olim agradeceu os demais parlamentes pela aprovação da PEC. "Quero agradecer a todos os deputados por esse importante resultado, a Polícia Penal é uma realidade, seguimos na luta", disse.
A nova categoria será composta por agentes de escolta e vigilância penitenciária. Policiais que cumpriam essas funções devem retornar as suas competências originais. O governo do Estado entende que as atividades realizadas por agentes de segurança penitenciária são, em grande parte, relacionadas àquelas realizadas pelo restante das forças policiais. Logo, eles devem receber os mesmos direitos e amparos legais.
Vale destacar que a criação da Polícia Penal tem como objetivo fortalecer a segurança pública e assegurar proteção dos profissionais que preservam a ordem nos presídios.
Outra medida importante que recebeu parecer favorável da comissão, foi o Projeto de Lei 265/2020, de autoria da deputada Delegada Graciela, que proíbe o aumento injustificado dos preços de insumos utilizados no combate e prevenção da Covid-19.
A proposta busca equilibrar as relações de consumo e evitar que famílias necessitadas sejam prejudicadas pela alta nos preços de produtos, principalmente, em um contexto de pandemia.
O restante dos itens da pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Redação podem ser acompanhados pelo portal da Alesp.
Participaram da reunião os deputados Delegado Olim (PP), Paulo Fiorilo (PT), Mauro Bragato (PSDB), Ricardo Mellão (Novo) e Tenente Nascimento (Republicanos), além das deputadas Carla Morando (PSDB) e Marta Costa (PSD).
Notícias relacionadas
- Projeto que amplia licença paternidade para servidores públicos do estado avança na Alesp
- Comissão de Constituição e Justiça aprova melhorias para a Segurança Pública do Estado
- Segurança escolar, benefício social e direitos a PCD: Comissão de Constituição dá aval a 40 projetos
- Vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação apresenta plano de trabalho
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação elege novo presidente
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação retoma os trabalhos
- Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa elege novo presidente
- Projeto autoriza caça de animais considerados nocivos à saúde pública e agricultura
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações