Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável elege Ricardo França para presidente

Causa animal e mudanças climáticas devem ser o foco de trabalho dos membros do colegiado; Rafael Saraiva foi eleito vice
19/04/2023 16:21 | Comissões | Tom Oliveira - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Ricardo França será o presidente da CMADS<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298971.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafael Saraiva é eleito vice-presidente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião ocorreu nesta quarta 19<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2023/fg298984.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Ricardo França (Podemos) foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com sete votos a dois, ele superou a concorrência de Guilherme Cortez (Psol) durante votação realizada nesta quarta-feira (19).

Após o resultado, França destacou que esta comissão se debruçará sobre os dois temas fundamentais e urgentes na visão dos parlamentares membros: a causa animal e as mudanças climáticas.

"Tenho uma raiz forte dentro da causa animal e das questões ambientais. Como vereador [em Indatiatuba, no interior de SP], apresentei vários projetos nesse tema e pretendo, agora como deputado, que avancemos nessa pauta. O Estado de São Paulo é importante em absolutamente tudo e nessas questões não será diferente", afirmou.

Na mesma reunião, foi eleito como vice-presidente da CMADS o deputado Rafael Saraiva (União). Após agradecer os votos dos colegas, Saraiva disse estar orgulhoso por fazer parte desse colegiado. "É a concretização de um trabalho de defesa, proteção, saúde e bem-estar dos animais", destacou.

Mudanças climáticas

Além da votação para presidente e vice, o encontro também serviu para que os parlamentares membros pudessem elencar o que esperam do trabalho desta comissão para o avanço de políticas públicas em São Paulo. Pelos discursos, ficou evidente a necessidade de debater sobre o papel do Estado no combate às mudanças climáticas.

"Cada tragédia ambiental nos relembra de que não é um momento de normalidade. Estamos vivendo uma crise ambiental cada vez mais severa e é algo que coloca em risco a saúde e a dignidade humana dos cidadãos, sobretudo dos mais pobres, que vivem nas áreas de risco", elencou Cortez.

Sobre a Comissão

Com 11 membros, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem a missão de opinar sobre todas as propostas e assuntos relativos à poluição; aquecimento global; bem-estar animal; coleta, tratamento e descarte de resíduos domésticos, industriais e hospitalares; preservação de ecossistemas naturais; uso sustentável da água, entre outros similares.

Além disso, esse colegiado opina sobre a organização de repartições públicas estaduais da administração direta e indireta que atuem dentro do uso sustentável dos recursos naturais ou de preservação do meio ambiente.

A primeira reunião de trabalho da CMDAS deve ser agendada para a próxima terça-feira, dia 25, às 15h30.

MEMBROS TITULARES E SUPLENTES

Presidente: Ricardo França - Podemos (Substituta: Clarice Ganem)

Vice-presidente: Rafael Saraiva - União Brasil (Substituto: Milton Leite Filho)

Bruno Zambelli - PL (Substituta: Valeria Bolsonaro)

Ricardo Madalena - PL (Substituto: Lucas Bove)

Maurici - PT/PCdoB/PV (Substituta: Beth Sahão)

Rômulo Fernandes - PT/PCdoB/PV (Substituto: Donato)

Dirceu Dalben - PSDB/Cidadania (Substituta: Bruna Furlan)

Sebastião Santos - Republicanos (Substituta: Edna Macedo)

Guilherme Cortez - PSOL/Rede(Substituta: Paula da Bancada Feminista)

Léo Oliveira - MDB (Substituto: Itamar Borges)

Rafael Silva - PSD (Substituto: Oseias de Madureira)




alesp