Frentes parlamentares de Meio Ambiente e Agricultura da Alesp têm como objetivo a defesa da vida
26/04/2023 17:04 | Legislativo | Fábio Gallacci - Fotos: Larissa Navarro




Fundamentais para o futuro do planeta, Meio Ambiente e Agricultura são temas que pedem urgência no debate de ideias, apresentação de propostas e busca por soluções. Atenta a isso, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já conta com quatro frentes parlamentares diretamente ligadas a esses assuntos nesta 20ª Legislatura. Em todos os grupos formados, o objetivo em comum é a defesa da vida.
As frentes são grupos de deputados e deputadas que se reúnem, acima dos interesses partidários, para a discussão e o aperfeiçoamento da legislação e de políticas públicas de um determinado tema, com a participação de representantes da sociedade civil e órgãos públicos.
Mudanças Climáticas
A Frente Parlamentar de Combate às Mudanças Climáticas, que tem em sua coordenadoria o deputado Guilherme Cortez, do PSOL, vai incentivar o debate e a elaboração de políticas públicas de mitigação dos efeitos do aquecimento global, das mudanças climáticas e do racismo ambiental em todas as regiões paulistas. Tragédias como a ocorrida no início do ano no Litoral Norte, mais precisamente em São Sebastião, onde fortes chuvas provocaram o desmoronamento de encostas - matando 65 pessoas -, são provas de que é preciso agir rápido.
"As expectativas são grandes porque o trabalho é extremamente urgente. Segundo o Painel Intergovernamental das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, temos essa década como decisiva para conseguirmos conter as emissões de gases poluentes na atmosfera, a tempo de impedir consequências irreversíveis e que ameacem a vida humana e as de todas as espécies no planeta. Mesmo esse sendo um fenômeno global, que exige um esforço internacional, o Estado de São Paulo precisa tomar a frente e dar exemplo para o Brasil", afirma o deputado Cortez.
Saneamento
A Frente Parlamentar Ambientalista em Defesa das Águas e do Saneamento, liderada pela deputada Marina Helou (Rede), quer aliar a preservação do meio ambiente com a atenção à saúde pública e qualidade de vida. "É urgente a atuação parlamentar no sentido de apoiar ações e construir soluções voltadas à proteção e ao uso racional das águas (superficiais, subterrâneas e marinhas) e à ampliação dos atuais índices de saneamento. Isso garantirá resultados positivos na saúde, bem-estar e qualidade de vida de toda a população", aponta o texto que justifica a criação da frente.
A deputada Marina Helou aponta as principais questão que o grupo promete abordar: "São Paulo, apesar de ser o principal estado do país em termos econômicos, ainda carece de investimentos e de ações efetivas que garantam o acesso aos serviços de saneamento básico, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana, além do manejo de águas pluviais urbanas", aponta. "Precisamos unir forças e avançar na alteração dos atuais padrões de produção e de consumo, reduzindo a pressão sobre os recursos naturais e estabelecendo caminhos para resgatar o equilíbrio ecológico e a qualidade do ambiente", reforça a parlamentar.
Reforma agrária
A Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar, Extensão Rural, Segurança Alimentar e Regularização Fundiária, que tem a deputada Márcia Lia (PT) na coordenadoria, quer favorecer um necessário debate e propor o fortalecimento de políticas públicas sobre as questões do acesso à terra e a produção de alimentos saudáveis e geração de renda. A ideia do grupo é trabalhar pela defesa das famílias que querem terra para plantar e produzir.
"Esta frente foi lançada no meu primeiro mandato como deputada estadual e segue sendo muito importante. A estrutura dos assentamentos da reforma agrária ainda está aquém da necessária [em São Paulo]. Isso inclui assistência técnica, apoio a quem está trabalhando na terra e formalização de associações de produtores", explica a deputada.
Defesa dos animais
Defender o bem-estar de todos os demais seres vivos também faz parte da missão de garantir um futuro melhor para o planeta. A Frente Parlamentar de Proteção e Defesa dos Animais no Estado de São Paulo, por exemplo, que tem o deputado Rafael Saraiva (União) na coordenadoria, busca cumprir o trabalho de aprimoramento, avanço e fiscalização da legislação estadual sobre o tema.
"Quero fazer com que todos os deputados da Casa lutem pela causa animal. Temos quatro pilares para desenvolver ações mais efetivas de saúde, respeito e posse responsável: a conscientização, fiscalização, castração e punição", detalha Saraiva. "É preciso lembrar que o Brasil está estagnado em relação aos direitos dos animais e São Paulo precisa estar na vanguarda disso. Para se ter uma ideia, o tráfico silvestre é o terceiro crime mais praticado no País atualmente. Precisamos nos mobilizar contra isso", alerta o parlamentar.
Notícias relacionadas
- Audiências Públicas e Atos Solenes: conheça as diferenças entre os eventos abertos da Alesp
- Ordinária, Extraordinária e Solene: o que é cada tipo de sessão da Alesp
- Líder, bancada e bloco: entenda como funciona a organização dos partidos na Alesp
- O que é a Mesa Diretora da Alesp? Qual é a sua composição e sua função?
- O caminho do projeto de lei: entenda como funciona a tramitação de um PL
- PL, PEC e PLC: entenda os tipos de projetos votados na Alesp
- Meio Ambiente, Educação e emprego; deputados participam da 133ª Sessão Ordinária
- ILP realiza curso 'Temas Avançados de Geopolítica Aeroespacial, Desenvolvimento e Meio Ambiente'
- Dia da Agricultura Familiar: Alesp como parceira da alimentação e sustentabilidade
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações