Comissão de Ciência e Tecnologia da Alesp recebe reitor da Unesp, Pasqual Barretti
07/06/2023 16:22 | Comissões | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio






A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniu, nesta quarta-feira (7), para recepcionar o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Pasqual Barretti. O reitor explanou o andamento da gestão e respondeu questionamentos sobre o desenvolvimento de ações e programas da instituição pública.
Ações
De acordo com Pasqual Barretti, há o interesse da Unesp de promover uma política de permanência estudantil com representação orçamentária e, também, o desejo de construir uma permanência após a conclusão da pós-graduação, por meio da oferta de uma bolsa-auxílio. "A permanência de alunos praticamente dobrou desde quando assumimos a gestão. Essa bandeira [permanência] deve ser levada com muita força e é uma obrigação da universidade", disse.
O reitor destacou as más condições das moradias de algumas unidades da Unesp. "Já existem recursos no orçamento deste ano para reformá-las, mas existe a dificuldade de alocar os estudantes durante o período da reforma", pontuou.
Barretti também ressaltou que a política de melhoria dos restaurantes universitários é outra demanda importante da Unesp. O objetivo é oferecer uma alimentação sustentável com redução de preços.
Ingresso
O gestor da Unesp também contou que estão previstas novas modalidades de ingresso para Unesp em 2023. Uma delas é o processo seletivo "Olimpíadas Científicas Unesp", com 255 vagas adicionais destinadas a participantes e medalhistas de olimpíadas do conhecimento.
Outra forma de ingresso é o preenchimento de eventuais vagas remanescentes do vestibular 2023 para todos os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 ou 2022, sem necessidade de o candidato estar inscrito no vestibular.
Considerações dos Parlamentares
O colegiado contou com a presença do presidente da comissão, o deputado Mauro Bragato (PSDB); o vice-presidente, deputado Leonardo Siqueira (Novo) e os deputados Guilherme Cortez (PSOL), Milton Leite Filho (União), Bruno Zambelli (PL), Rogério Santos (MDB), Gerson Pessoa (Podemos) e as deputadas Beth Sahão (PT), Fabiana Barroso (PL), Marina Helou (Psol) e Professora Bebel (PT).
Dentre as principais considerações feitas pelos parlamentares durante a reunião, a deputada Beth Sahão destacou a relevância da interiorização da Unesp pelo Estado. "Isso faz com que a universidade possa oferecer um ensino de qualidade, pesquisa, inovações tecnológicas e conhecimento de uma forma mais republicana e socializada, porque ela [a Unesp] está em vários pontos do Estado", ressaltou.
A deputada ainda destacou algumas demandas da Unesp que precisam ser atendidas. Dentre as quais estão a necessidade de aumentar a quantidade de refeições para atender a todos os alunos, ampliar o número de vagas para atender as solicitações de alunos que necessitam, aumentar os salários dos servidores ativos, repor os professores e servidores aposentados e investir na recuperação e no reparo de prédios, bibliotecas, laboratórios e equipamentos.
Já o deputado Guilherme Cortez destacou a importância da preservação da autonomia universitária, da referência do ensino de qualidade e da instituição de políticas públicas de reserva de vagas a fim de garantir a permanência estudantil.
"A Unesp é a universidade estadual paulista mais popular, por ter sido a primeira a instituir essa política [cotas]. Portanto, ela é a que mais possui demandas de políticas de assistência e permanência para que seus alunos tenham condições de concluir seus estudos. Porém, mesmo com todos os investimentos, observa-se um déficit grande no tamanho de demandas que a Unesp apresenta. A crise financeira das universidades, muitas vezes, é causada pelo orçamento estadual", disse Cortez.
Unesp em Números
Criada em 1976, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) possui 34 unidades universitárias, está presente em 24 cidades paulistas, sendo 22 delas no interior do Estado, uma no litoral e uma na Capital Paulista. Além disso, ela possui 34 faculdades, 30 bibliotecas e 3 hospitais veterinários.
O sistema de reserva de vagas foi implantado pela primeira vez no vestibular de 2014. Atualmente, essa política destina 50% das vagas de cada curso de graduação para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública. Além disso, 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.
Outro dado importante é que, a partir de recursos orçamentários estaduais de 2022, foram contratados mais de 500 novos servidores, correspondendo a um aumento de 7% em relação ao efetivo de 2021.
De acordo com o estudo "World University Ranking 2022-2023", a Unesp é considerada a quinta melhor universidade do Brasil. Já na pesquisa "World University Ranking Latin America 2022-2023", a Unesp é considerada a terceira melhor universidade da América Latina. Por fim, a Unesp é considerada a melhor do ranking das universidades com menos de 50 anos de existência.
Notícias relacionadas
- Comissão de Relações Internacionais da Alesp aprova criação de 'Grupos de Amizade entre Nações'
- Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado presta contas para Comissão de Habitação da Alesp
- Comissão de Segurança Pública da Alesp dá aval à criação de relatório de vitimização para policiais
- Comissão de Ciência e Tecnologia aprova homenagem a equipe de Robótica do Sesi Campo Limpo Paulista
- Comissão das Mulheres dá aval a PL que agiliza atendimento no IML às vítimas de violência doméstica
- Comissão de Saúde dá aval a projeto que propõe teleatendimento e apoio intersetorial aos autistas
- Comissão dos Direitos das Mulheres na Alesp dá aval a PL de combate à pobreza menstrual
- Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp dá aval a oito projetos de leis
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações