Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental é lançada na Alesp

Coordenado pela deputada Andrea Werner (PSB), grupo irá debater propostas para ampliar acessibilidade, inclusão e melhoria da qualidade de vida
25/08/2023 15:51 | Ação | Tom Oliveira - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Lançamento da Frente realizado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307697.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento da Frente realizado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307698.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento da Frente realizado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307699.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento da Frente realizado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307700.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (25) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A coordenação é da deputada Andrea Werner (PSB) e o grupo conta com o apoio de outros 46 parlamentares paulistas.

Andrea está no primeiro mandato na Alesp, mas atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência há mais de uma década. Ela é mãe de um filho de 15 anos, o Theo, diagnosticado com autismo, e é autora do livro "Lagarta Vira Pupa", entre outras ações no tema. Recentemente, a parlamentar informou que foi diagnosticada com autismo além do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

Missão

Para a deputada, a Frente chega com a missão de criar espaços para disseminação de conteúdo, além de debater e propor soluções e políticas públicas no campo da saúde mental. "Vamos cobrar e buscar mais suporte do poder público e, quem sabe, criar projetos de leis que possam contribuir com essa missão", comentou.

Estão previstos outros eventos e audiências públicas a serem realizadas pela Frente, comentou Andrea. No dia 22 de setembro, haverá uma audiência para destacar o Setembro Amarelo (campanha de prevenção ao suicídio).

Desafios

Entre os participantes do evento, o lançamento da Frente contou com a presença da vereadora de Taubaté Talita Barbosa, conhecida também como Talita Cadeirante. Durante o encontro, ela relatou sobre sua experiência dentro do parlamento municipal, incluindo suas conquistas, mas também ameaças e tentativas de intimidações.

"No dia 21, em que aconteceu a audiência pública sobre a conscientização do combate à violência contra a mulher na Câmara, eu chego no gabinete e me deparo com um e-mail com ameaça de estupro e homicídio, além de discurso de ódio", relatou. "Quando essa ameaça é direcionada a mim, não é só a mim que pretendem silenciar, mas [silenciar] os avanços dos grupos minoritários que a gente defende".

Painéis

Na sequência, foi realizado o primeiro painel com a psiquiatra Carmem Lúcia Albuquerque Santana, coordenadora do projeto de extensão universitária "A Cor da Rua", do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. O diálogo teve a participação da psicóloga sanitarista Cris Lopes.

Logo na sequência, o segundo painel teve a presença de Amanda Ramalho, apresentadora do podcast "Esquizofrenoias"; Camila Tápia, membro do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo); e o ativista Fábio Sousa "Tio Faso".

alesp