Comissão de Educação e Cultura da Alesp dá aval a projetos sobre segurança nas escolas
31/10/2023 19:24 | Comissões | João Pedro Barreto, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Foto: Marco A. Cardelino

A Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deu aval, nesta terça-feira (31), a dois projetos de lei que visam aumentar a segurança nas escolas paulistas. Um deles propõe a criação de um perímetro de segurança no entorno das instituições de ensino. Já o outro, sugere a formação de defesa pessoal e de gerenciamento de crise a professores e funcionários.
Além disso, os parlamentares aprovaram proposituras que pretendem combater a evasão escolar; dar atenção especializada a estudantes com transtornos de aprendizagem; fornecer formação sobre cultura afro-brasileira a professores; e incluir atividades de conscientização sobre violência contra a mulher nas escolas.
Ao todo, 15 PLs ganharam parecer favorável do Colegiado e seguirão tramitando na Alesp.
Segurança nas escolas
Tema que voltou ao debate público após o atentado à Escola Estadual Sapopemba no último dia 23, a segurança das escolas paulistas é o assunto principal de dois projetos aprovados pela CEC nesta tarde.
O primeiro, o PL 489/2019, propõe a criação do Perímetro de Proteção Escolar, para aumentar a segurança de alunos, professores e servidores. De autoria da deputada Delegada Graciela (PL), a propositura estabelece que os arredores das escolas da Rede Estadual receberão ações de prevenção e repressão policial.
De acordo com o texto, na área compreendida até 100 metros dos muros das escolas, forças de Segurança irão trabalhar para combater a venda de materiais ou substâncias proibidas, controladas, inflamáveis ou explosivas e a proliferação de atividades e comércio irregular ou ilícito. Essas ações levam em conta, segundo a justificativa oficial, "a grande vulnerabilidade da comunidade escolar, principalmente dos alunos e estudantes".
O outro projeto foi o PL 576/2023, de autoria da deputada Fabiana Bolsonaro (PL), que autoriza o Executivo a fornecer formação de defesa pessoal e gerenciamento de crise para professores e funcionários das escolas públicas.
"O aumento de conflitos e violências enfrentadas pelos profissionais de Educação nas escolas vem provocando pânico e trazendo insegurança", afirma a deputada na justificativa do projeto. "A prática de aulas de defesa pessoal é uma medida que busca assegurar a integridade física e emocional dos educadores. O treinamento de gerenciamento de crise, por sua vez, pretende capacitar os professores e os funcionários de Educação a lidarem com situações difíceis de forma adequada", completa.
Evasão e Plano de Atenção Especializada
Outros projetos notáveis receberam parecer favorável do Colegiado. De autoria da ex-deputada Alessandra Monteiro, o Projeto de Lei 125/2020 propõe o Programa ?Estudante Frequente? na Rede Estadual de Ensino.
O grande objetivo é combater a evasão escolar e o mecanismo para isso é bem simples: assim que a ausência injustificada de um aluno for constatada, a família deve ser contatada imediatamente. Além de inibir as faltas, a propositura pretende resguardar a integridade física dos estudantes.
Por sua vez, o PL 673/2020 prevê a criação e implementação do Plano de Atenção Educacional Especializado para atender alunos diagnosticados com transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia e disgrafia.
Esses jovens da Educação Básica, caso a proposta vire lei, terão direito a acompanhamento especializado, feito por uma equipe multidisciplinar, além do acesso a recursos didáticos adequados ao seu desenvolvimento escolar, como o uso de computadores para elaborar trabalhos, e de calculadoras e dicionários durante lições e provas. Eles poderão, também, receber tempo adicional para concluir suas atividades.
O Estado ficará responsável por garantir a capacitação de professores para a identificação e atendimento precoce dos estudantes com possíveis sinais de transtornos de aprendizagem.
Outros projetos
Deputados e deputadas ainda aprovaram projetos que instituem formação continuada de professores sobre história e cultura afro-brasileira e africana e um programa de conscientização sobre a violência doméstica e contra a mulher nas escolas paulistas.
Além disso, avalizaram projetos que criam o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, de incentivo à leitura; que autorizam o Executivo a estabelecer convênio com hospitais veterinários universitários; e que garantem, a professores e alunos, o acesso gratuito à internet.
Notícias relacionadas
- Comissão de Relações Internacionais da Alesp aprova criação de 'Grupos de Amizade entre Nações'
- Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado presta contas para Comissão de Habitação da Alesp
- Comissão de Segurança Pública da Alesp dá aval à criação de relatório de vitimização para policiais
- Comissão de Ciência e Tecnologia aprova homenagem a equipe de Robótica do Sesi Campo Limpo Paulista
- Comissão das Mulheres dá aval a PL que agiliza atendimento no IML às vítimas de violência doméstica
- Comissão de Saúde dá aval a projeto que propõe teleatendimento e apoio intersetorial aos autistas
- Comissão dos Direitos das Mulheres na Alesp dá aval a PL de combate à pobreza menstrual
- Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp dá aval a oito projetos de leis
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações