Palestra promovida pelo ILP apresenta panoramas sobre doenças crônicas

Enfermidades como Alzheimer e fibromialgia foram debatidas por médicos e especialistas na Alesp
04/03/2024 17:57 | ILP | Da Redação

Compartilhar:

Ciclo-ILP Doenças Crônicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg319940.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) promoveu, nesta segunda-feira (4), uma palestra em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com o objetivo de apresentar análises e discussões atualizadas a respeito de doenças crônicas.

O evento, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, contou com a participação de médicos e pesquisadores de diferentes áreas de atuação, para "evidenciar aspectos além dos sintomas e tratamentos, e colocar em pauta, de forma igual, a qualidade de vida dos pacientes e como a saúde pública enxerga o atual cenário", segundo a diretora-executiva do ILP, Natasha Jones.

Envelhecimento

Iniciando os discursos, o diretor-presidente da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, disse acreditar que o crescente envelhecimento da população faz com que a incidência das doenças aumente, tornando-se cada vez mais necessário disseminar conhecimento a respeito. "Assim, as pessoas podem se precaver, e, ao mesmo passo, políticas públicas voltadas ao tema se desenvolverão com eficácia", disse.

Seguindo com a palestra, a professora da Escola Paulista de Medicina/Unifesp e pesquisadora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Cleusa Ferri, afirmou que as condições relacionadas à saúde mental, tais como Alzheimer e demência, estão diretamente relacionadas ao envelhecimento populacional.

"Estima-se que já existem dois milhões de pessoas acometidas por demência no Brasil, e que este número se triplicará até 2050. Além disso, a doença é sub-diagnosticada no País, por falta de conhecimento ou dificuldade de acesso ao serviço médico adequado", apontou Ferri.

Tratamentos

Já o professor da PUC-SP e presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, José Eduardo Martinez, usou seu espaço para elucidar uma doença crônica específica: a fibromialgia. "Ela é uma dor crônica generalizada, que vem acompanhada de fadiga, esquecimento, depressão, enxaquecas, entre outros sintomas", explicou o especialista.

"Essa síndrome impacta demais na qualidade de vida, e ainda não conhecemos a patogenia completa da doença. A partir dos meus estudos, acredito que a causa esteja ligada ao estresse do sistema nervoso central, ou seja, com as emoções negativas. O grande desafio é não tratar uma situação contínua como dicotômica: de ter ou não ter. O paciente deve ser acompanhado constantemente, para diagnosticar a melhora ou piora dos sintomas", indicou Martinez.

ILP

Para ter acesso à agenda de cursos do ILP basta acessar o site: https://www.al.sp.gov.br/ilp/

alesp