Comissão de Saúde da Alesp vai a Presidente Prudente conhecer realidade local

Audiência pública itinerante tratou de debater e conhecer a realidade dos serviços prestados à população nos 45 municípios abrangidos pelo Departamento Regional de Saúde da 11ª Região
21/03/2024 17:32 | Comissões Permanentes | Da Redação - Fotos: gabinete Bruna Furlan

Compartilhar:

Audiência Pública em Presidente Prudente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320970.jfif' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública em Presidente Prudente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320969.jfif' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública em Presidente Prudente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320968.jfif' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentares da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizaram, nesta quinta-feira (21), uma audiência pública itinerante em Presidente Prudente, a 550 quilômetros da capital. O encontro recebeu autoridades das cidades da região oeste do Estado e contou com a presença do deputado Mauro Bragato (PSDB), atuante na luta pelo desenvolvimento da região, e da deputada Bruna Furlan (PSDB), presidente da Comissão.

A reunião teve o objetivo de ouvir e entender as reivindicações da saúde pública de 45 municípios. Para isso, os parlamentares contaram com as explanações da diretora do Departamento Regional de Saúde da 11ª Região, Marlene Damacena, do prefeito de Mirante, Átila Ramiro, e do secretário de Saúde de Presidente Prudente, Breno Erbella Casari.

"Oferecer saúde pública de qualidade é garantir dignidade para homens, mulheres, crianças e idosos", afirmou a deputada Bruna Furlan.

Demandas da Santa Casa de Álvares Machado e do Hospital Regional de Presidente Prudente foram os destaques apresentados no encontro. Entre as principais necessidades, está a expansão da estrutura do setor de obstetrícia e dos leitos para internações urgentes, como infartos e outras doenças que exigem intervenção emergencial.

"Tenho observado que nos últimos anos a população tem envelhecido. Existem mais pessoas com doenças crônicas e pacientes terminais não ficam mais com as famílias, hoje elas não têm suporte para o cuidado domiciliar. A soma desses fatores deixa os hospitais saturados e acabam faltando vagas", pontuou Átila Ramiro.

Outros profissionais de entidades ligadas à saúde também participaram da audiência pública. Alessandro Mendes, superintendente da Santa Casa de Dracena, falou sobre a dificuldade enfrentada pela falta de equipamentos de hemodiálise e, aproveitou para cumprimentar os parlamentares pela oportunidade de diálogo.

Soluções

Essa foi a terceira audiência do ciclo "Pé na estrada: A saúde tem pressa", que tem como objetivo visitar as 17 divisões de saúde do Estado. Trata-se de um raio-x do Legislativo para realizar um diagnóstico específico das necessidades na área da saúde nos 645 municípios paulistas.

"O que precisamos fazer é que o governo estadual possa nos ajudar. Como deputado, tenho trabalhado muito na área da saúde com emendas impositivas, quase todas nesse sentido, porque a demanda é muito grande", relatou Mauro Bragato, sobre a iniciativa que pretende levar questões regionais ao Legislativo e consequentemente, ao Governo.

Ao final da reunião, foi anunciado a indicação de recursos para custeio de 12 hospitais da região. Ao todo, foi solicitado R$ 1,2 milhão, sendo 100 mil para cada unidade de saúde. Instituições de Martinópolis, Rancharia, Tupi e Regente estão entre as localidades contempladas.

alesp