Ciclo de debates promovido pelo ILP e Abrig apresenta boas práticas em benefício do meio ambiente

"Conexão Araucária", projeto realizado pela empresa multinacional Japan Tobacco International (JTI), no Paraná, visa a recuperação da cobertura vegetal nativa, proteção dos recursos hídricos e manutenção da qualidade do solo
13/05/2024 15:14 | Preservação | Da Redação - Foto: Reprodução ILP

Compartilhar:

Ciclo de debates: iniciativas em prol da natureza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg324282.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em mais uma atividade dentro do ciclo de debates promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em parceria com a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), foi apresentado na quinta-feira (9) o projeto "Conexão Araucária", da empresa multinacional Japan Tobacco International (JTI). A apresentação, ocorrida de forma online, foi mediada por Andrew Stuart Greenlees, vice-presidente da Abrig. O palestrante foi Flávio Goulart, diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da JTI. Também participou do evento Agnes Sacilotto, diretora-presidente do ILP.

A atividade faz parte do seminário "Iniciativas Inovadoras e Boas Práticas em Relações Institucionais e Governamentais (RIG) 2024 - Organizações Privadas".

Ao apresentar o palestrante, Greenlees ressaltou que os temas que trataram sobre a defesa da biodiversidade e a divulgação de alternativas que promovam a preservação ambiental tornaram-se ainda mais relevantes também em função da tragédia climática que se abate no Rio Grande do Sul, que já soma milhares de vítimas das enchentes que assolaram o estado nos últimos dias. "Trazemos aqui cases e experiências de sucesso que apresentam boas práticas e que trazem resultados positivos para a sociedade em geral", disse ele.

Mata Atlântica

O projeto Conexão Araucária é uma iniciativa criada em 2017 e direcionada a apoiar pequenos produtores rurais no Sudeste do Paraná. O principal objetivo é, por meio de técnicas de restauração ecológica, recuperar Áreas de Preservação Permanentes (APP) do estado, na Floresta com Araucária, no bioma Mata Atlântica. Por meio da recuperação da cobertura vegetal nativa, o projeto visa garantir a proteção dos recursos hídricos e a manutenção da qualidade do solo, ao mesmo tempo em que ajuda a recuperar a diversidade de espécies, incluindo as raras e ameaçadas de extinção. Dessa forma, remanescentes naturais, matas ciliares, topos de morro, nascentes, bacias hidrográficas e outros elementos das áreas naturais voltam a fazer parte de um ecossistema mais equilibrado que, ao longo dos anos, terá de volta sua vegetação nativa.

O projeto ainda assegura a conformidade e aplicação do Código Florestal, a movimentação da economia local e o auxílio na regulação climática. Para gerar benefícios sociais e econômicos regionais, o Conexão Araucária ainda busca adquirir produtos e serviços da região de atuação e capacitar mão de obra local para a cadeia da restauração, criando oportunidades de trabalho para moradores dos municípios de abrangência. A iniciativa tem financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Prêmio

Em 2023, a iniciativa conquistou o segundo lugar no Prêmio Marco Maciel, na categoria Relações Institucionais e Governamentais em Organização Privada ou Mista. "Os efeitos e eventos sócio climáticos estão ficando cada vez mais próximos um do outro. Por isso, é muito importante que o legislador entenda as complexidades de cada ação realizada. Uma proposta legislativa tem que trazer um impacto positivo para a sociedade, se não fizer isso, ela é inócua. Nisso, o diálogo entre todas as partes ligadas ao assunto é sempre eficaz para se chegar a um resultado positivo. Todos temos uma parte a contribuir", afirmou o palestrante Goulart. "A gente sempre precisa ter em mente qual é o nosso propósito como organização e o nosso compromisso com as comunidades onde atuamos. Isso é recompensador", acrescentou o diretor da JTI.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

alesp