Em reunião na Alesp, CPIs das Santas Casas e da Pedofilia definem presidentes e vices

Deputado Bruno Zambelli irá coordenar os trabalhos da CPI das Santas Casas; Paulo Mansur foi eleito para presidir a Comissão que tratará de crimes ligados ao abuso sexual infantil
13/08/2024 18:43 | Fiscalização | Gustavo Oreb e Rafael Sotero - Fotos: Carol Jacob e Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Eleita presidência de CPIs: Santas Casas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332153.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Bruno Zambelli: pres. da CPI das Santas Casas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332222.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Guilherme Cortez: vice da CPI Santas Casas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332223.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Paulo Mansur: pres. da CPI da Pedofilia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332224.jfif' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Dani Alonso: vice da CPI da Pedofilia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg332225.jfif' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniram, na tarde desta terça-feira (13), com a finalidade de eleger os presidentes de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) que serão realizadas no segundo semestre deste ano.

Os dois novos grupos foram criados com a intenção de investigar denúncias sobre a situação econômico-financeira das Santas Casas no Estado e o crime de pedofilia em âmbito estadual, assim como suas conexões com outros estados e países.

No primeiro Colegiado, o deputado Bruno Zambelli (PL) foi escolhido para presidir os trabalhos. "As Santas Casas de Misericórdia têm um papel fundamental no atendimento à saúde pública, especialmente para as comunidades mais vulneráveis. Por isso, é nosso dever garantir que essa instituição receba a devida atenção, e eventuais irregularidades sejam apuradas", afirmou Zambelli. As instituições de saúde, no Estado de São Paulo, somam 22% do total de Santas Casas do País.

O vice-presidente eleito, deputado Guilherme Cortez (Psol), destacou o foco da Comissão em amparar os municípios do Interior paulista. "Os municípios do Interior sofrem com problemas de superlotação e falta de leitos em UTIs. Então, é necessário que as Santas Casas tenham mais transparência para agir da melhor maneira em atendimento à população que mais depende do serviço", disse o parlamentar.

A indicação do deputado relator da Comissão será realizada na próxima reunião.

Proteção à infância

Já na CPI cujo mote é a investigação dos crimes de pedofilia, o deputado Paulo Mansur (PL) foi eleito o presidente. Após assumir a cadeira, o parlamentar indicou os principais rumos que a Comissão deve seguir nos próximos meses de apuração, e destacou a importância de submeter as denúncias de abuso ao Governo e aos agentes de Segurança Pública.

"Fico muito honrado por ter sido escolhido para este posto na CPI. É um tema muito esquecido e que precisa de destaque. Urge chamar a atenção do Executivo e das autoridades capazes de proteger as crianças de São Paulo", afirmou Mansur. "A pedofilia é uma teia de uma série de abusadores que, com a internet, se espalharam muito mais. Portanto, vamos convocar autoridades e especialistas para reforçar a posição do Parlamento no combate a esses crimes", acrescentou.

Em seguida, foi designada como vice-presidente da CPI a deputada Dani Alonso (PL). Já o relator será o deputado Oseias de Madureira (PSD).

De acordo com a deputada, um trabalho bem feito na Comissão pode gerar frutos importantes para fortalecer o combate a esse tipo de assédio, inclusive nos ambientes virtuais. "Esse tipo de crime acontece todos os dias, debaixo dos nossos olhos. Nossa obrigação enquanto parlamentares é defender as crianças, que devem passar tranquilamente por sua fase de formação, sem qualquer tipo de abuso", ressaltou Dani Alonso.

Galeria de imagens: CPI das Santas Casas

Assista à reunião da CPI das Santas Casas, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Galeria de imagens: CPI da Pedofilia

Assista à reunião da CPI da Pedofilia, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:


alesp