CPI da Alesp convida representantes do Governo para reforçar trabalho de apuração

Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tratamento Dado aos Moradores de Rua aprovaram requerimentos que possibilitam a contribuição de representantes do Estado, especialistas da área da saúde e da psiquiatria
26/11/2024 17:57 | Rede de apoio | Rafael Sotero Garcia - Fotos: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

CPI convida autoridades para ajudar na apuração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338386.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. André Bueno: discussão mais robusta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338387.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Eduardo Suplicy: analise plural<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338388.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, os deputados membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tratamento Dado aos Moradores de Rua aprovaram, nesta terça-feira (26), dez requerimentos que convidam secretários estaduais, o prefeito da Capital, Ricardo Nunes, e outras autoridades para serem ouvidas pela Colegiado. A ideia é que eles contribuam com as apurações realizadas.

"Tenho certeza que a presença de todas as autoridades convidadas vão tornar a discussão do tema nesta CPI mais robusta, para que possamos apresentar ao Estado algumas soluções e ideias para melhorar a condição das pessoas em situação de rua", afirmou o deputado presidente da CPI, André Bueno (PL).

Foram requeridos pelo Colegiado, para tratar do auxílio prestado pelo estado a esta população, o secretário estadual da Saúde do Estado, Eleuses Paiva, a secretária estadual do Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, a defensora pública estadual coordenadora do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos, Fernanda Penteado Balera, o diretor executivo da Associação Beneficente e Comunitária do Povo, Douglas Bordini, além do já citado prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes.

Para contribuir com a análise da qualidade da saúde mental da população em situação de rua, foram convidados o médico-assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Leon de Souza Lobo Garcia, a mestre em saúde mental, Carmen Santana, o diretor do HUB de Cuidados em Crack e Outras Drogas do Governo do Estado, Quirino Cordeiro Junior, a doutora em Direitos Humanos, Luciana Marin Ribas, e o presidente da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, Luís Roberto Sodoia.

"Esse tema requer um estudo bastante plural da situação dessa população, e essas aprovações colaboram com isso", disse o deputado membro da CPI, Eduardo Suplicy (PT). "Mas é necessário não apenas ouvir diversos especialistas no assunto, como aprovado aqui, mas ouvir também a própria população em situação de rua", completou o parlamentar.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira aqui a galeria de imagens da reunião

alesp