Instituto do Legislativo Paulista promove palestra sobre orientações financeiras

Seminário teve o objetivo de orientar consumidores sobre a importância da educação financeira; evento pode ser assistido pelo canal da Alesp no YouTube
29/08/2024 19:07 | ILP | Giullia Chiara - Foto: ILP/Reprodução YouTube

Compartilhar:

Curso ILP+PROCON<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg333599.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestrante Neide Ayoub<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg333600.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou, nesta quinta-feira (29), em parceria com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), a palestra "ILP+PROCON: Orientação Financeira". O evento visa orientar jovens e adultos, de forma prática e didática, sobre a importância da educação financeira.

Resultante da facilidade na obtenção de crédito para os consumidores, o acesso da população em geral aos bens de consumo foi ampliado, o que acarretou uma série de problemas como a falta de controle financeiro das famílias e o crescente endividamento da população.

A palestrante convidada Neide Ayoub, coordenadora do Núcleo de Tratamento do Superendividamento na Fundação Procon desde 1982, e formada em Economia e Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, abordou métodos para a criação de um orçamento, tais como sugestão de planilha; tipos de créditos; endividamento; cadastro de proteção ao crédito; consumismo e aspectos emocionais do consumo.

Ayoub explicou, por exemplo, que o crédito não deve ser considerado uma renda extra. "O crédito é você usar hoje o seu salário de amanhã, sendo uma opção apenas para emergências ou investimentos que trarão retorno financeiro", disse ela. A economista ainda afirmou que, entre as pessoas que recebem menos de dez salários mínimos, 85% das famílias estão endividadas.

Emocional

"Nós temos uma sensação de necessidade de satisfação momentânea, priorizamos a recompensa imediata em detrimento da futura", explicou a economista sobre a tendência de as pessoas tomarem decisões de gastos baseadas na emoção.

Neide Ayoub ressaltou ainda a importância da busca pelo autoconhecimento e o autocontrole para a realização de boas escolhas financeiras.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

alesp