Palestra promovida pelo ILP debate armadilhas do consumo e o poder da Economia Comportamental

Especialista do Procon aborda como decisões de compra são moldadas por impulsos e fatores inconscientes, destacando a importância do autocontrole e do planejamento financeiro
19/09/2024 18:01 | Instituto do Legislativo Paulista | Gabriel Sanches - Fotos: Agência Alesp

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Alesp e Procon-SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg335359.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Neide Ayoub<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2024/fg335360.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em uma sociedade cada vez mais voltada ao consumo, as decisões de compra são influenciadas por diversos fatores que, muitas vezes, passam despercebidas pelos consumidores. Este foi o foco da palestra "Armadilhas do Consumo", promovida pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) em parceria com a Fundação Procon-SP, realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (19).

A palestrante Neide Ayoub, economista e administradora formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, apresentou as principais estratégias de marketing que afetam as escolhas dos consumidores. Ela ressaltou que muitas dessas técnicas visam induzir a compra de produtos que, nem sempre, atendem aos reais interesses das pessoas. Com uma sólida carreira no Procon-SP desde 1982 e vasta formação em áreas como Psicologia Econômica e Economia da Construção, Neide trouxe uma abordagem prática e acadêmica ao tema.

Impulsos

A palestra se debruçou nos estudos da Economia Comportamental, uma disciplina que explora a interface entre a economia e a psicologia, oferecendo uma nova perspectiva sobre o processo de tomada de decisões. Neide destacou que o conhecimento desse campo pode empoderar os consumidores, ajudando-os a fazer escolhas mais vantajosas e menos influenciadas por pressões de marketing e fatores sociais.

"A pessoa pode comprar a roupa, o tênis e se matricular na academia. Se na hora de levantar para ir à academia o sistema 1 não aceitar, pronto, aquele plano de se exercitar é perdido", explicou Neide, referindo-se à teoria do pensamento rápido e devagar, desenvolvida pelo psicólogo e Nobel de Economia em 2002, Daniel Kahneman. Segundo essa teoria, o cérebro humano opera em dois sistemas: o sistema 1, que é rápido, automático e impulsivo, e o sistema 2, que é mais lento, racional e planejado.

Armadilhas

Dentre as estratégias de marketing discutidas, a economista enfatizou o uso de emoções e regras para influenciar o comportamento do consumidor. "O marketing faz a gente fazer compras no impulso que nos desvia dos reais interesses pessoais", disse.

Neide também abordou a Teoria do Prospecto, que mostra como as pessoas tendem a tomar decisões baseadas na percepção de ganho ou perda, e como isso pode ser manipulado em situações de compra. Além disso, discutiu os vieses cognitivos, que são tendências inconscientes do pensamento, como o excesso de confiança e a aversão à perda.

Defesa

Para Neide, a conscientização é a principal ferramenta para defender o consumidor dessas armadilhas. Através de iniciativas como a palestra promovida pelo ILP e o convênio com a Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, busca-se disseminar o conhecimento da Economia Comportamental como forma de promover escolhas de consumo mais conscientes.

A palestra destacou, ainda, a importância de um olhar crítico sobre as práticas de marketing e reforçou a necessidade de autocontrole e planejamento no momento das compras. Desta forma, o consumidor evitar tomar decisões por impulso e se arrepender depois.

Colaboração

O evento é fruto de um convênio entre o ILP e o Procon-SP, com o objetivo de fortalecer a educação dos cidadãos paulistas sobre seus direitos e os desafios impostos pelo mercado de consumo atual.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

alesp