Parlamentares participam de inauguração do Centro Municipal para Pessoas com TEA, na Capital
02/04/2025 18:24 | Acolhimento | Da Redação - Fotos: Agência Alesp






O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado, e os deputados Tomé Abduch (Republicanos), Andréa Werner (PSB), Clarice Ganem (Podemos) e Rogério Santos (MDB) prestigiaram, na manhã desta quarta-feira (2), a inauguração do Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista da cidade de São Paulo, nomeado em homenagem à "Dra. Marina Magro Beringhs Martinez". Este centro, que é o primeiro do tipo na América Latina, está situado na Avenida Santos Dumont, nº 1318, no bairro de Santana.
André do Prado destacou que o dia é muito importante para a cidade de São Paulo e que a unidade vai contribuir muito para o diagnóstico, a integração e o cuidado com as crianças atendidas. "É um espaço em que elas vão poder desenvolver as habilidades, seja no esporte, na cultura ou no empreendedorismo. Então é um grande avanço e uma grande conquista para os cidadãos da cidade e do estado", destacou.
O deputado Tomé Abduch, que também compareceu ao evento, pontuou que o novo aparelho é um presente para a cidade de São Paulo. Na mesma linha, a deputada Andréa Werner lembrou que o 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, é "muito especial". "Todo mundo fala sobre e a nossa luta é para que essa conscientização continue durante o ano inteiro. Espero que esse seja só o primeiro centro TEA do estado de São Paulo", pontuou.
Marcos da Costa, secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, destacou que as políticas municipais, como o Centro na Capital, se somam às políticas estaduais. Ele citou que o Governo está planejando a construção de 16 unidades voltadas às pessoas com TEA espalhadas por todas as regiões administrativas. "É a prefeitura criando os seus centros e o Estado procurando dar apoio, fazendo com que a rede cresça e a gente consiga atender mais pessoas", destacou.
O Centro
Com capacidade para mais de 300 sessões individuais e 1.430 atividades coletivas por mês, o Centro TEA oferecerá atividades de expressão artística e cultural, promovendo a criatividade e a apreciação das diversas formas de manifestação artística entre o público com autismo.
Entre as atividades, estão oficinas de música, dança, teatro e pintura, além de exercícios para o compartilhamento de experiências e fortalecimento de vínculos sociais. Também estarão disponíveis modalidades esportivas como natação, atletismo e futebol. O público ainda terá acesso a excursões educacionais, atividades ao ar livre, eventos culturais e passeios recreativos.
O Centro contará com capacitações especializadas para o acesso ao mercado de trabalho, estimulando o desenvolvimento de habilidades empreendedoras por meio de programas de capacitação profissional, estágios e oportunidades de emprego. Além disso, serão incentivados projetos empreendedores, visando a autonomia financeira e a inclusão social.
Em entrevista à Rede Alesp, o prefeito Ricardo Nunes disse estar orgulhoso de inaugurar o Centro que vai promover cerca de 20 mil atendimentos por mês de segunda a sábado. "A partir de hoje, já começamos a receber os cadastros. Vamos montar um atendimento personalizado para cada pessoa", comentou.
Agendamento de triagem
Para agendar a triagem, acesse o site do Centro TEA e clique em "Iniciar Cadastro". Informe os dados pessoais da pessoa a ser atendida (nome, data de nascimento e endereço com CEP), anexe os documentos solicitados (laudo médico e comprovante de endereço) e selecione o dia e horário de preferência para o primeiro atendimento.
A solicitação será analisada pela equipe do Centro TEA para verificar se a pessoa se enquadra nos critérios de atendimento.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Bombeiros são homenageados na Alesp por trabalho humanizado na prevenção a suicídios
- Por um ambiente humanizado, Alesp inaugura fraldário para crianças de até 3 anos de idade
- Por um ambiente humanizado, Alesp inaugura fraldário para crianças de até 3 anos de idade
- Ato solene celebra os 15 anos do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações