Audiência pública na Alesp debate direito à Educação de Jovens e Adultos no estado
24/09/2025 19:12 | Luta | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa



A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi tema central de uma audiência pública realizada, na noite desta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento, solicitado pelo deputado Luiz Fernando Ferreira (PT), serviu como forma de denúncia do fechamento de salas e escolas voltadas à EJA e da falta de empenho na divulgação da modalidade de ensino.
"Tenho orgulho de ter sido convocado para essa luta. Aqui dentro da Assembleia, quero articular junto aos demais deputados de todos os partidos para que possamos não só resistir, mas também negociar para avançar. Queremos a EJA forte e erradicar o analfabetismo no estado de São Paulo. Para isso, essa Casa precisa se posicionar", defendeu o deputado. Além dele, compareceram ao evento os parlamentares Professora Bebel (PT), Ediane Maria (Psol) e Carlos Giannazi (Psol).
A professora de políticas de educação para jovens e adultos da Faculdade de Educação da USP, Maria Clara di Pierro, afirmou que o estado precisa investir esforços na EJA. Segundo ela, apesar de ter índices bons de escolarização e alfabetização em relação à média nacional, São Paulo ainda tem mais de 1,13 milhão de pessoas analfabetas e 13,5 milhões de paulistas que não concluíram a educação básica.
"Essa é uma situação que viola tanto a Constituição Federal quanto a Estadual e viola também os planos Nacional e Estadual de Educação e o pacto pela superação do analfabetismo e pela qualificação da educação de jovens e adultos, iniciativa do Ministério da Educação que teve a adesão do Estado de São Paulo", disse a professora.
"Até o momento, o estado não conseguiu reverter a queda das matrículas. Nós temos um número de matrículas na educação de jovens e adultos muito reduzido, que não contempla sequer 2% dessa população paulista que demanda educação básica", completou ela.
A audiência pública foi convocada também pelo Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado de São Paulo, movimento que busca agregar estudantes, professores, educadores, gestores e universidades na luta pela EJA. Uma das organizadoras do Fórum, Iraci Ferreira Leite, afirmou que o direito à Educação para todos não é cumprido quando se trata de jovens, adultos e idosos.
"Essas pessoas não deixaram de estudar porque não tinham vontade. Elas não estudaram porque as condições socioeconômicas não permitiram. Se o estado e os municípios não derem oportunidade, essas pessoas vão ficar sempre à margem da sociedade, cada vez mais desvalorizadas no mercado de trabalho porque não sabem ler e escrever ou não completaram a educação básica", disse Iraci.
Reivindicações
Entre as reivindicações levantadas pelos presentes, estavam a abertura de salas de aula e de escolas voltadas à EJA e a divulgação com maior amplitude da modalidade de ensino. "Muitas vezes, os governos publicam no Diário Oficial, no transporte público, mas tudo de forma escrita. Como uma pessoa que não sabe ler e escrever vai ter acesso a essa informação? Então, o governo precisa usar outros meios, como rádio e televisão, para divulgar onde existe alfabetização de jovens e adultos e onde essas pessoas podem procurar. Essa informação precisa chegar em quem precisa", defendeu Iraci Ferreira.
Para o deputado Luiz Fernando Ferreira, a audiência serviu como forma de pressionar o governo estadual, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado para que a legislação seja cumprida. "Hoje, a Assembleia assumiu que a educação de jovens e adultos é um problema nosso. Vamos nos organizar junto às comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia para que possamos pressionar o Poder Público. Nós vamos denunciar, vamos para a imprensa, para o judiciário, porque queremos que a lei seja cumprida e que seja garantido à população do Estado de São Paulo o fornecimento da educação de jovens e adultos", concluiu o parlamentar.
Assista à audiência, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Respeito: ambiente de trabalho saudável exige comprometimento de todos; esteja atento
- Alesp sedia solenidade em homenagem ao Dia da Terra Palestina
- No Dia do Escrevente, servidores do Judiciário vão à Alesp reivindicar melhorias para a categoria
- No dia do Combate à Discriminação Racial, evento na Alesp propõe protocolo antirracista nas escolas
- Dia Internacional de Combate à LGBTfobia: confira normas que a Alesp já aprovou em apoio à causa
- Propostas aprovadas pela Alesp tornam São Paulo pioneiro no combate ao trabalho escravo
Notícias mais lidas
- Plano estadual para valorização de servidores públicos avança na Alesp
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Alesp aprova indicação de Wagner Rosário para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações