Requerimento que pede urgência para tramitação do projeto de redução de gastos é debatido na Alesp




Em sessão extraordinária ocorrida nesta quinta-feira (23/4), os parlamentares discutiram o Requerimento de Urgência para a tramitação do Projeto de Resolução 13/2020, que visa reduzir gastos da Assembleia Legislativa de São Paulo como forma de amparar o governo no combate ao coronavírus.
A medida prevê a diminuição do salário das deputadas, dos deputados e servidores comissionados, além da suspensão de benefícios como pagamento da licença-prêmio. A verba de gabinete também será reduzida. A proposição ainda contempla a criação de um plano para reduzir outras despesas da Casa e a doação de 70% dos recursos do Fundo Especial de Despesa da Alesp para o Estado. No total serão destinados R$ 320 milhões para as contas do Estado.
Durante os debates os assuntos mais abordados pelas deputadas e deputados foram referentes ao corte de salário dos servidores, à porcentagem que deve ser descontada sobre o rendimento dos parlamentares e sobre a transparência em relação ao uso que o governo vai fazer dos montantes destinados ao Estado.
Sobre o remanejamento de recursos, o deputado Adalberto Freitas (PSL) defendeu que é preciso tomar decisões com a consciência de quanto o Poder Executivo tem disponível. "Nós sabemos que o governo federal já liberou muito dinheiro para o governo do Estado, já perdoou algumas dívidas, então nós precisamos saber quanto realmente ele tem de fundo já guardado para utilizar e quanto está usando", afirmou. Freitas é a favor de colaborar com a questão da pandemia, mas contra o desconto nos rendimentos de servidores.
A deputada Beth Sahão (PT) acredita que o projeto é importante, mas defende que o desconto no salário dos deputados seja feito a partir de um escalonamento baseado em rendimentos dos impostos de renda e pontua: "o que não podemos concordar é o desconto sobre o salário de funcionários, não importa se esses servidores estão na condição de comissionados, muitos fazem a manutenção das suas casas, famílias, nem todos os estão numa faixa salarial elevada".
O líder do governo, deputado Carlão Pignatari (PSDB), pontuou as argumentações dos deputados na sessão desta quinta-feira. O parlamentar defendeu que a proposição ainda pode ser modificada nas próximas etapas e deve tramitar em urgência. "Temos um congresso de comissões para acatar as emendas que forem aprovadas ou não e, aí sim, começar a discussão do mérito do projeto", afirma.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Cauê Macris, convocou as deputadas e os deputados para mais duas sessões extraordinárias a serem realizadas na próxima sexta-feira (24/4). O objetivo é concluir a votação do requerimento para que o PR 13/2020 tramite em regime de urgência como forma de otimizar o processo legislativo e dar respostas mais rápidas no combate a pandemia causada pelo novo coronavírus.
Notícias relacionadas
- Discussão sobre projeto que propõe ajustes fiscais no Estado tem início na Alesp
- Medida que prorroga prazo para extinção de cargos comissionados no Detran é aprovada
- Assembleia Legislativa aprova nomes para o comando da Agência Reguladora de Transportes
- Parlamento paulista aprova projeto que antecipa feriado 9 de Julho
- Com requerimento de urgência aprovado, projeto relacionado à Covid-19 avança para as comissões
- Requerimento de urgência para PL que antecipa feriado é aprovado
- Congresso de comissões aprova projeto de resolução que corta custos na Alesp
- Comissões analisam projeto que reduz gastos do Legislativo paulista
- Projeto que destina 320 milhões da Alesp para o combate da pandemia vai tramitar em regime de urgência
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações