Participação das mulheres na ciência e na política - alguns dos debates propostos pelo 8 de março
05/03/2021 17:26 | Conscientização | Maurícia Figueira

Muitas são as comemorações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher. No âmbito do Estado de São Paulo, a Lei 4.565/85 estabeleceu a Semana Estadual da Mulher. O objetivo do projeto que deu origem à Lei 4.565/85 foi criar uma semana de conscientização sobre assuntos referentes à mulher, como saúde, trabalho, habitação e "estimular a integração da mulher no processo de desenvolvimento".
Interessante notar que no ano em que o projeto de lei tramitou na Alesp havia 84 deputados estaduais. Desses, apenas duas mulheres.
O projeto também pretendia levantar discussões sobre o que os poderes públicos faziam em benefício da mulher para que suas necessidades pudessem ser "encaminhadas e solucionadas".
Na linha da lei de 1985, propomos uma breve reflexão sobre a situação das mulheres nos dias de hoje, nos aspectos da saúde, trabalho e representação política.
Nos últimos anos, vem crescendo a quantidade de pessoas que afirmam, no Dia da Mulher: "não queremos flores, queremos respeito". A imagem da mulher frágil, cuidadora de filhos e da casa, diminui na medida em que as responsabilidades e atribuições em outras frentes aumenta. Na ciência, na política, na gestão de empresas, mulheres ocupam e devem ocupar espaço na sociedade " não apenas devido a cotas, mas pela capacidade que têm.
Mulheres na ciência
Um bom exemplo é a participação das mulheres na ciência. Durante a pandemia, quando a comunidade científica do mundo todo se debruçou nas pesquisas sobre o novo coronavírus, várias mulheres cientistas brasileiras se destacaram.
Quando o primeiro caso de Covid-19 foi comprovado no Brasil, a equipe de cientistas liderada pela professora da Faculdade de Medicina da USP, Ester Sabino, sequenciou o genoma do novo vírus em apenas 48 horas. Outra linha de pesquisa feita pelos cientistas para entender o funcionamento do coronavírus foi a realização de autópsias minimamente invasivas. O resultado desses exames nos mostrou a atuação do vírus nos pulmões e coração, entre outros órgãos. E sim, o Projeto de Autópsia Minimamente Invasiva para Covid-19 foi coordenado por uma mulher, a cientista Marisa Dolhnikoff.
Outro avanço científico durante a pandemia foi relacionado aos testes. O teste convencional para detectar se a pessoa está infectada é o PCR, que é eficiente, porém bastante incômodo de ser realizado, pois coleta secreção da garganta e do nariz. O Instituto de Biociências da USP desenvolveu uma metodologia tão eficiente quanto o PCR, porém menos invasiva, que usa a saliva em vez de secreção da garganta. A responsável pelos estudos do teste é a cientista Maria Rita Passos-Bueno.
Mulheres na política
Já no campo da política, vimos que em 1984 havia apenas duas mulheres no Parlamento paulista. O cenário mudou ao longo dos anos, mas ainda não é proporcional. Nas últimas eleições foi eleito o maior número de mulheres da história do Legislativo paulista. Dezenove mulheres foram eleitas deputadas estaduais e mais uma tomou posse como suplente durante a licença maternidade da deputada Marina Helou, no fim de 2019. O número é significativo, mas está longe de representar ao menos 50% das cadeiras do legislativo.
Mais uma curiosidade: o recorde de votos na história dos legislativos no país foi alcançado por uma mulher, a deputada Janaina Paschoal (PSL), eleita com mais de dois milhões de votos.
Saúde da mulher
Outro aspecto destacado pela Semana Estadual da Mulher é a conscientização sobre prevenção de doenças que acometem as mulheres. Para isso, a Alesp aprovou, em 1987, a Lei 5.718/87, que instituiu a Semana da Saúde da Mulher, a ser realizada na semana do Dia Internacional da Mulher, visando o aperfeiçoamento de todas as atividades voltadas para a defesa da saúde da mulher.
A campanha Março Lilás conscientiza a população sobre a prevenção do câncer de colo do útero. Esse tipo de câncer pode ser detectado com o exame Papanicolau. É o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres e o quarto que mais mata no Brasil. Além do exame, importante para detectar precocemente a doença, outra forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível nos postos de saúde para meninas entre nove e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos.
Notícias relacionadas
- Alesp abre Semana do 'Não te julgo, te ajudo' com fórum sobre saúde mental
- Exposição artística na Alesp traz reflexão sobre bem-estar animal
- Deputados aprovam política sobre HIV/Aids voltada para jovens e mais projetos na área da Saúde
- Frente Parlamentar de políticas públicas para pessoas com doenças raras é lançada na Alesp
- Seminário debate feminicídio, abuso e violência doméstica na Alesp
- Gravidez na adolescência cai para quase metade no Estado de São Paulo
- Campanha Julho Verde promove o combate ao câncer de cabeça e pescoço
- Protagonismo da mulher, acolhimento e respeito são os pilares do parto humanizado
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações