Dia Internacional da Democracia: parlamentares da Alesp destacam conquistas, valores e defesa da democracia
15/09/2021 12:40 | Democracia | Lucas Martins


O Dia Internacional da Democracia, celebrado nesta quarta-feira (15/9), foi instituído em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o intuito de promover a democratização, a defesa das liberdades individuais e dos direitos humanos fundamentais.
O Brasil, no entanto, tem recuado nos rankings de democracia internacionais. Em março de 2021, foi divulgado o V-Dem, um dos principais relatórios anuais de democracia do mundo, que é realizado pela Universidade de Gotemburgo, na Suíça. Na publicação, o Brasil registrou uma pontuação de 0,51 em uma escala que vai de 0 a 1. Em 2010, o país ficou em 0,79.
Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, parlamentares atuam na defesa da democracia, seja por meio de projetos de lei, de atuação em comissões ou frente parlamentares.
Criada em abril de 2019, a Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos tem como coordenadora a deputada Márcia Lia (PT). "A nossa Constituição garante o Estado Democrático de Direito e é nessa defesa que baseamos o nosso trabalho aqui na Alesp. Em defesa da democracia, eu digo que não há nada melhor do que a gente ter um país que seja de todos nós", disse.
"A democracia é um sistema de governo que permite que as pessoas tenham liberdade, se expressem, tenham o direito de escolha e de ir e vir. Estamos sob ataques ferrenhos à nossa democracia e estamos na luta, defendendo o Estado de direito do nosso país", afirmou Márcia Lia.
O deputado Coronel Telhada (PP), membro da Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos, falou sobre a importância da data e destacou a necessidade de os representantes escutarem a população. "O Dia da Democracia é muito importante, não só no Brasil, como em todo o mundo. Democracia significa ouvir o povo e atender as suas necessidades. Infelizmente, muitas pessoas esqueceram o que é democracia. Elas acham que é governar para benefício próprio, e eu repudio isso", falou.
O deputado Carlos Giannazi (PSOL), também membro da frente parlamentar, ressaltou a indispensabilidade da defesa do sistema democrático. "Essa data é muito importante, principalmente nesse momento histórico em que estamos vivendo em que a democracia está sendo atacada por forças obscurantistas. A democracia é uma conquista história do povo e ela deve ser mantida. Não podemos abaixar a guarda", disse.
História
A primeira experiência democrática da história foi registrada na Grécia antiga, por volta de 510 a.C. Clístenes, considerado o "Pai da democracia", promoveu reformas políticas em Atenas e estabeleceu um regime no qual todos os cidadãos atenienses pudessem discutir e tomar decisões conjuntas.
Entretanto, a democracia que era praticada em Atenas não é a mesma que existe no Brasil. A principal diferença é que o sistema democrático moderno é pautado em instituições sólidas que representam os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), e que são independentes entre si.
A divisão dos poderes de São Paulo é garantida pelo Artigo 5º da Constituição Estadual, de 5 de outubro de 1989. No Estado, o poder Legislativo é exercido pela Alesp, formada pelos deputados estaduais, que são eleitos para representar a população durante os quatro anos de mandato.
Atividade
No dia 21 de setembro, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), ligado à Alesp, promove uma mesa redonda com especialistas da área da Ciência Política, que vão debater sobre os riscos que o regime democrático brasileiro sofre. Além disso, serão abordadas as funções das instituições, principalmente do Parlamento paulista, na manutenção da democracia. O evento é aberto para o público e as inscrições podem ser feitas através do site do ILP.
Notícias relacionadas
- ALESP Lança Primeira Aula do Curso Jovem Legislador, Promovendo Educação Cívica e Democrática
- Jovens paulistas prontos para representar o estado em evento internacional da ICCAR UNESCO
- Bolsa Youth Boot Camp ICCAR UNESCO
- Curso Jovem Legislador
- Comissão de Finanças e Orçamento faz, na Capital, última Audiência Pública do Orçamento 2025
- Contra a criminalização, audiência pública na Alesp valoriza os movimentos sociais
- Parlamentares debatem privatização das escolas públicas durante a Sessão Ordinária desta sexta, 12
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações