Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento dá aval a 16 projetos de lei em tramitação na Alesp
05/10/2021 17:49 | Finanças, Orçamento e Planejamento | Leonardo Ferreira - Foto: Reprodução Rede Alesp










Projetos de lei voltados às áreas de saúde pública, educação e atenção à pessoa com deficiência receberam aval da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta terça-feira (5/10). Com a permissão do colegiado, as iniciativas estão prontas para a Ordem do Dia e poderão ser levadas à discussão e votação em Plenário.
Dentre as deliberações da comissão, seis propostas acatadas são voltadas à educação. De autoria do deputado Delegado Bruno Lima (PSL), o Projeto de Lei 738/2019 autoriza as escolas estaduais a adotarem atividades com fins educativos para enfrentamento à violência e reparação de seus danos. Na justificativa da medida, o parlamentar exalta o caráter apaziguador que a educação tem na sociedade.
O Projeto de Lei 654/2019, criado pelo deputado Rodrigo Gambale (PSL), visa obrigar as escolas públicas a criarem campanhas publicitárias permanentes de valorização e respeito ao trabalho de professor.
Já a deputada Janaina Paschoal (PSL) pretende por meio do Projeto de Lei 643/2019 instituir nas escolas aulas semanais de educação física para o ensino de alguma modalidade de luta corporal para as alunas, com o objetivo de diminuir a incidência da violência contra a mulher e casos de abuso sexual.
O deputado Enio Tatto (PT) busca, através do Projeto de Lei 390/2020 garantir por lei, que assentos nas primeiras carteiras das escolas no Estado sejam destinadas aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com o parlamentar, o projeto "garante a inclusão destes alunos", declarou.
Também voltado à atenção de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o deputado Altair Moraes (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei 630/2019, que torna obrigatório o atendimento terapêutico individualizado para este grupo de pessoas nos serviços públicos e particulares do Estado.
Proteção às áreas de mananciais
A modo de atualizar e adequar a legislação referente à área de proteção e recuperação dos mananciais da bacia hidrográfica do Guarapiranga, o deputado Campos Machado (Avante) criou o Projeto de Lei 233/18, a proposta, porém, foi acatada pela comissão com um texto alternativo apresentado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Durante o processo de estudos e debates para adequação e aprimoramento da iniciativa, foram realizadas audiências públicas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e na Prefeitura de Itapecerica da Serra, com a presença de parlamentares, conselhos, ambientalistas, vereadores, prefeitos, secretários municipais, dirigentes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, integrantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), além de participantes e dirigentes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
A legislação a ser atualizada tem como objetivo estabelecer as condições e os instrumentos básicos para assegurar e ampliar a produção de água para o abastecimento da população, promovendo as ações de preservação, recuperação e conservação dos mananciais da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga.
É possível consultar a íntegra do texto alternativo, aprovado pela comissão acessando o projeto de lei na aba "pareceres".
Outras propostas
O colegiado também deu aval a propostas direcionadas às crianças. O Projeto de Lei 498/2019, de autoria do deputado Rodrigo Gambale, autoriza o Poder Executivo a confeccionar cartilhas de orientação aos pais sobre cuidados com o conteúdo da internet para seus filhos.
Também ligada ao esse tema, a deputada Carla Morando (PSDB), por meio do Projeto de Lei 506/2019 pretende criar no Estado a Semana Estadual da Conscientização do Uso da Internet por Crianças.
Já o deputado Major Mecca (PSL) quer criar, através do Projeto de Lei 485/2020, o Programa de Apoio ao Funcionário Público que se tornou pessoa com deficiência. De acordo com a parlamentar, a medida se faz necessária para garantir que o Estado dê suporte a quem acaba sendo acometido por alguma deficiência. "Tem tornado- se rotineiro, infelizmente, citando como exemplo, Policiais Militares que, quando feridos em serviço e havendo seu afastamento mesmo que temporário, tenham que recorrer à caridade coletiva para manter-se", declarou.
Notícias relacionadas
- Projeto que prevê vacina gratuita para animais domésticos em vulnerabilidade avança na Alesp
- São Paulo prepara projeto fiscal de médio prazo, diz secretário da Fazenda a parlamentares da Alesp
- Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento dá aval a 34 propostas
- AO VIVO: Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento realiza encontro para apreciar proposituras
- Comissão recebe secretário para debater projeto de ajuste fiscal proposto pelo governo
- Comissão de Finanças aprova idade mínima para aposentadoria de policiais
- Reforma da Previdência estadual é aprovada em comissão
- Deficientes auditivos poderão ter provas corrigidas por intérpretes
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações