Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem leis e proposituras voltadas para pessoas surdas
25/04/2022 15:36 | Celebração | Daniele Oliveira


Comemorado no dia 24 de abril, o Dia Nacional da Libras (Língua Brasileira de Sinais), além de celebrar a data, traz à tona a discussão sobre a inclusão de pessoas surdas na sociedade. Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, diversas ações já foram adotadas pelos parlamentares neste sentido.
A Libras é uma modalidade de comunicação gestual-visual, ferramenta utilizada na comunicação com pessoas surdas. De acordo com o último Censo Demográfico, em 2010, no Brasil eram 9.717.318 pessoas com algum nível de surdez, sendo que destas, 1.893.359 eram do Estado de São Paulo.
Segundo a estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 900 milhões de pessoas no mundo podem desenvolver surdez até 2050.
A data que homenageia a Libras foi instituída pela Lei Federal 10.436/02, que a regulamentou como linguagem gestual codificada. Em 2005, ela foi determinada como disciplina curricular obrigatória para os cursos de licenciatura e fonoaudiologia.
Uma das normas mais relevantes criadas na Alesp com o objetivo de promover a inclusão e propor políticas públicas para o bem-estar da comunidade é a Lei 12.907/08, que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no Estado de São Paulo. A iniciativa é de autoria do deputado Rafael Silva (PSD), que foi o primeiro cego a ser eleito para o cargo no país, em parceria com a ex-deputada Célia Leão.
Proposituras
Há uma série de proposituras de autoria parlamentar em tramitação na Alesp que promovem a inserção de pessoas com deficiência auditiva na sociedade. Uma das iniciativas é de autoria do deputado Rogério Nogueira (PSDB), o Projeto de Lei 185/22, que cria a Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais - Libras para Surdos e Guias-intérpretes para surdos e cegos.
Além disso, também tramita o Projeto de Lei 41/22, que assegura o direito ao atendimento por tradutor ou intérprete de Libras às pessoas surdas nas unidades do Poupatempo, em São Paulo. A proposta é de autoria do deputado Mauro Bragato (PSDB).
Notícias relacionadas
- Fundada em 1835, Assembleia completa 190 anos em 2025
- FestAlesp reúne centenas de colaboradores para celebrar mais um ano de conquistas
- Com apresentações de diferentes estilos musicais, 'Semana de Talentos' da Alesp chega ao fim
- "Mais que luta, uma filosofia": livro dos Grandes Mestres das artes marciais é lançado na Alesp
- Na Alesp, Prêmio Jovens do Axé homenageia trabalhos de combate ao racismo religioso
- 12° aniversário da Acaapesp é comemorado na Alesp
- Semana de Tiradentes lembra luta pela independência do país
- Dia estadual marca luta pela reforma agrária e combate à violência no campo
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações