Embu das Artes aponta saúde pública, educação e habitação como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
13/05/2022 18:28 | Audiência Pública do Orçamento de 2023 | Daniele Oliveira - Foto: Marco Antonio Cardelino

























Saúde, educação e habitação foram as principais demandas apresentadas pela população de Embu das Artes durante a audiência pública para o Orçamento Estadual de 2023, realizada nesta sexta-feira, dia 13, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O município de Embu tem cerca de 280 mil habitantes, está localizado a 30 quilômetros da Capital paulista e é conhecido como polo turístico com forte ascendência na produção e comércio de artes e artesanato.
A reunião foi aberta com as reivindicações do vice-prefeito de Embu das Artes, Hugo do Prado, que chamou atenção para a urgência da construção de um hospital regional.
"O maior pleito de toda a população embuense é a conquista do nosso hospital geral de Embu das Artes, junto ao Estado, para atender a região. A nossa cidade é uma das principais no trecho da Rodovia Régis Bittencourt, então todos os acidentes que ocorrem nela acabam sobrecarregando o sistema público de saúde", afirmou.
No mesmo sentido, a vereadora de Embu das Artes Rosângela Santos, solicitou recursos para a área da saúde. De acordo com ela, o Hospital Regional do Pirajuçara, que fica na cidade vizinha, Taboão da Serra, não oferece o tratamento e o suporte necessário. "Temos uma saúde muito precária que a população vive dia após dia". Outro assunto levantado por ela foi o cuidado com as pessoas que estão em situação de rua e acabaram perdendo suas casas devido a crise econômica após a pandemia.
"No Orçamento do Estado deve haver o compromisso com a moradia, para atender as famílias que hoje se encontram em um estado vulnerável. O CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado) foi extinto, então precisamos de um programa que atenda essas necessidades", disse.
O munícipe e assessor do deputado Dr Jorge do Carmo, Rogério Reis, pediu pelo investimento para a construção da Fatec (Faculdade de Tecnologia) da região. "O Orçamento do Estado deveria destinar recursos para que isso seja melhor elaborado e que seja o câmpus destaque na região. É fundamental que o Centro Paula Souza tenha recurso para destinar para a Fatec de Embu, além de concluir as obras da Etec de Taboão da Serra", disse.
Outro apontamento feito por ele foi a necessidade de destinação de recursos na área de infraestrutura para desobstruir o congestionamento de carros que atinge a região todos os dias no horário de pico. "Precisamos de uma alça de acesso dentro dos municípios para desafogar a cidade de Embu das Artes", contou.
Já o presidente regional do Partido dos Trabalhadores de Embu das Artes, Gabino Silva, propôs uma parceria entre o Estado e a prefeitura para tratar sobre as áreas de mananciais que têm sido invadidas pela população mais carente para a construção de suas moradias.
"Há muitas famílias carentes morando na beira de córregos. Embu não é só um município onde o turismo é forte, tem que ser olhado a proteção ambiental dos mananciais que compõem 59%". "Espero que a gente consiga trazer um projeto de habitação para a região", disse.
Para o vereador de Embu Guaçu, Cleber dos Santos, conhecido como Clebinho, é necessária a implantação de uma Unidade Básica de Saúde para atender a população, bem como uma creche para as crianças. "Eu venho pleitear aqui hoje uma UBS para a nossa Embu Guaçu e pedir para que seja atendida no ano que vem", afirmou.
O presidente da Associação Jardim Mimás Cristiano Mendes solicitou melhorias para a mobilidade da Rodovia Régis Bittencourt. Além disso, ele também pediu por investimento na área da saúde, para o Hospital Regional do Pirajuçara. "Muitos agendamentos e acompanhamento não estão sendo atendidos, está muito difícil para a população", afirmou.
Os deputados Enio Tatto e Dr Jorge do Carmo, ambos do PT, integraram o debate com a população. Os parlamentares possuem forte atuação na região e frequentemente destinam emendas para promover melhorias, como foi lembrado pelo público durante o evento.
O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, Gilmaci Santos (Republicanos), comentou sobre as solicitações dos embuenses e afirmou que no próximo ano, a peça orçamentária dará mais destaque para a promoção das pessoas.
"Esse Orçamento precisa ser mudado, precisa ser mais humano e social e que priorize as pessoas. Neste ano, o Governo do Estado está investindo muito em infraestrutura. A partir do ano que vem vamos cuidar das pessoas, de quem realmente precisa".
Notícias relacionadas
- Assistência social, segurança, transporte e saúde são principais demandas na última audiência pública do Orçamento 2023
- População de Mairiporã pede por investimentos na saúde, cultura, segurança e moradia em audiência pública do Orçamento 2023
- Saúde, previdência e infraestrutura são os principais temas abordados durante audiência do Orçamento para 2023, em Praia Grande
- Mogi das Cruzes elege segurança pública, educação e saúde como principais demandas em audiência do Orçamento de 2023
- Segurança, educação e saúde são principais demandas em audiência do Orçamento estadual para 2023, em Diadema
- Taubaté elege educação e infraestrutura como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
- Alesp promove nova rodada de audiências públicas para debater o Orçamento estadual de 2023
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações