Segurança, educação e saúde são principais demandas em audiência do Orçamento estadual para 2023, em Diadema
23/05/2022 21:14 | Audiência Pública do Orçamento de 2023 | Matheus Batista - Foto: Marco Antonio Cardelino













Os pedidos para as áreas da segurança pública, da educação e da saúde dominaram a audiência pública do Orçamento estadual para 2023 realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta segunda-feira (23), no município de Diadema.
Organizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, a reunião desta noite foi presidida pelo presidente do colegiado, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), e contou com a presença dos deputados Enio Tatto (PT), Jorge do Carmo (PT) e Márcio da Farmácia (Podemos).
Dentre as demandas levadas pela população de Diadema para inclusão na peça orçamentária do Estado para o próximo ano, estiveram os pedidos para a ampliação do efetivo da Polícia Militar no município. "Diadema, por ter uma densidade populacional muito grande, precisa ter o efetivo melhorado", afirmou o vereador Cabo Angelo.
Maria Ivanilza, que é moradora de Diadema, falou sobre a violência contra a mulher e levou a solicitação para que a delegacia da mulher do município passe a funcionar por 24 horas. "Nessa pandemia o que mais teve foi violência contra a mulher. Diadema hoje tem um aumento do feminicídio, com casos que não são resolvidos", afirmou.
O estudante Henrique Araújo usou o espaço para reivindicar também maior ação da PM na cidade. "Tem vez que a gente vê mais viaturas da GCM do que a Polícia Militar, e isso não é culpa da PM, falta efetivo. O governo do Estado precisa tomar uma postura quanto a isso", disse.
Na ocasião, Araújo também abordou as más condições das escolas estaduais de Diadema. "Hoje no Estado mais rico da nação falta merenda nas escolas, é um problema que precisamos colocar no Orçamento para resolver", disse o estudante, que também criticou a superlotação das salas de aula no Estado. "Em uma sala do período noturno temos 40 alunos, estudos mostram que o ideal seriam 20 alunos. Temos que colocar no Orçamento a construção de escolas", afirmou.
O vereador José Antônio fez o pedido para a contratação de profissionais capacitados para o atendimento de crianças com necessidades especiais da rede pública de ensino. "Vemos uma falha muito grande na educação inclusiva no Estado de São Paulo. A educação tem recurso para a contratação de profissionais e não apenas deixar o aluno especial encostado", disse.
As necessidades da saúde de Diadema também foram destaque durante a audiência desta noite. João Flávio Pinheiro, que é conselheiro de saúde na cidade, solicitou recursos para a compra de medicamentos de alta complexidade. "Não chega para o município, as pessoas precisam e não podem comprar", afirmou.
Já o vereador Márcio Júnior pediu a destinação de verbas para a construção de um centro de distribuição de medicação de alto custo em Diadema. "Hoje contamos com nossa cidade vizinha. Seria muito importante se a gente tivesse um centro de distribuição no Hospital de Serraria", disse.
Outras demandas
Os moradores e autoridades de Diadema também apresentaram demandas para as áreas da assistência social, mobilidade urbana e da causa animal do município.
Ex-vereador de Diadema, Antonio Rodrigues abordou a situação da integração entre as linhas de ônibus municipais e intermunicipais, que de acordo com ele, encontram-se precarizadas na cidade. "Os deputados têm que pensar em um subsidio que beneficie a população em geral. Temos que ter um terminal decente que beneficie tanto São Paulo quanto Diadema", afirmou.
Já Maria Martins, que é funcionária da prefeitura de Diadema, solicitou recursos para a custeio de ações de segurança alimentar no município. "Diante da crise econômica a fome aumentou no nosso município. Hoje precisamos atender um maior número de pessoas e passamos pela dificuldade de captar alimentos para destinar às organizações sociais", disse.
O vereador Robson Nascimento levou o pedido para a criação de programas voltados para a atenção de idosos em Diadema. "Sabemos as dificuldades que a cidade possui por não ter nenhum programa especifico para a terceira idade".
Como participar
As audiências públicas são transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube. Os interessados em participar com demandas e sugestões, deverão se inscrever no site da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no ícone "Audiências Públicas do Orçamento", e seguir as orientações. No dia da audiência da região correspondente, o link da plataforma Zoom será encaminhado através do e-mail informado no formulário de inscrição. No mesmo ícone, o cidadão poderá enviar sugestões ao Orçamento.
Notícias relacionadas
- Assistência social, segurança, transporte e saúde são principais demandas na última audiência pública do Orçamento 2023
- População de Mairiporã pede por investimentos na saúde, cultura, segurança e moradia em audiência pública do Orçamento 2023
- Saúde, previdência e infraestrutura são os principais temas abordados durante audiência do Orçamento para 2023, em Praia Grande
- Mogi das Cruzes elege segurança pública, educação e saúde como principais demandas em audiência do Orçamento de 2023
- Taubaté elege educação e infraestrutura como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
- Embu das Artes aponta saúde pública, educação e habitação como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
- Alesp promove nova rodada de audiências públicas para debater o Orçamento estadual de 2023
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações