Mogi das Cruzes elege segurança pública, educação e saúde como principais demandas em audiência do Orçamento de 2023
27/05/2022 17:51 | Audiência Pública do Orçamento de 2023 | Daniele Oliveira - Foto: Carol Jacob




























Segurança pública, educação e saúde foram as demandas mais apresentadas na audiência pública para o Orçamento Estadual de 2023, realizada nesta sexta-feira, dia 27, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em Mogi das Cruzes.
Mogi faz parte do Alto Tietê, na região Metropolitana de São Paulo, junto a outros 11 municípios e leva esse nome em homenagem ao rio Tietê, que banha diversas cidades.
Durante o encontro, que foi realizado em formato híbrido, o secretário de governo de Mogi das Cruzes, Francisco Camargo, destacou a relevância da atuação da Alesp em ouvir os paulistas de todo o Estado. "É de grande importância a participação popular, principalmente na parte de orçamento e finanças. Sabemos que desse percurso, eles chegarão a um determinado ponto e que as necessidades, não só de Mogi das Cruzes, serão atendidas", afirmou.
Segurança pública, que foi a demanda mais apresentada na audiência, foi a área reivindicada pelo vereador da região Edson Santos, que pediu a implantação de um centro para mulheres vítimas de violência, bem como a destinação de aluguel social para essas mulheres, e um centro para pessoas com deficiência.
"A delegacia em defesa da mulher 24h também é outro assunto discutido há tempos. Não dá para uma cidade com quase 500 mil habitantes, onde aumentou muito a violência contra a mulher, não ter uma delegacia 24h", argumentou.
No mesmo sentido, o vereador de Mogi das Cruzes, Maurino José Da Silva pediu reforço para o efetivo policial do município. "Nós estamos sofrendo muito com a falta de efetivo na nossa cidade. Quase todos os dias pessoas são furtadas, os dados são alarmantes. Precisamos que seja incluído no Orçamento mais recursos para policiais", informou.
Já o ex-vereador de Mogi das Cruzes Edson Camilo solicitou a criação de unidades policiais. "Eu peço à Assembleia para intervir junto a Secretaria de Segurança do Estado para instalar mais dois distritos policiais na região, pelo menos", disse.
Na área de saúde, a vereadora de Mogi das Cruzes, Maria Luiza Fernandes, argumentou sobre a necessidade de um programa voltado para a saúde mental nas escolas estaduais. "Falta uma iniciativa do Governo do Estado para criar um programa para atender os jovens e fazer a adaptação ao retorno das aulas presenciais para eles se desenvolverem plenamente", afirmou.
A presidente do Conselho Municipal de Defesa das Mulheres, Vânia Pereira, pediu investimentos para a infraestrutura das escolas públicas. "As escolas públicas estaduais não têm estrutura, oficinas e laboratórios. O Estado tem que disponibilizar mais recursos financeiros para estruturá-las", disse.
Outras demandas
O presidente do Partido dos Trabalhadores de Biritiba Mirim, Eraldo da Silva, solicitou o aumento de investimentos na proteção dos royalties e também do meio ambiente. "Nossas cidades produzem muita água, em torno de 22%, no entanto, nós pagamos a água mais cara de São Paulo. Nós temos cinco barragens e não recebemos nada por isso", relatou.
O vereador do município de Mogi das Cruzes, Edson Alexandre pediu investimentos na área do esporte. "A periferia tem levado várias crianças, cada vez mais, para a área do esporte, mas ela não tem incentivo. Quando o poder público fica ausente, infelizmente quem ocupa é o tráfico de drogas", contou.
Já o ex-deputado estadual Auriel Brito Leal comentou sobre as demandas da população e apontou críticas. "É inadmissível que um Estado tão rico, que é São Paulo, não possuir uma política de saúde, segurança pública e de educação. Enquanto sobra dinheiro no caixa, as pessoas estão morrendo de fome", disse.
O presidente da Câmara, Marcos Furlan, agradeceu a Alesp pelo evento e pelos trabalhos realizados. "Gostaria de parabenizar a Assembleia Legislativa por estar vindo às regiões, mais de 30 cidades. Isso é muito importante para a população porque ela está sendo ouvida", afirmou.
Ao final da reunião, o deputado Dr. Jorge do Carmo (PT), integrou o debate comentando sobre as demandas da população.
Por fim, o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, que conduziu os trabalhos nesta sexta-feira, o deputado Gilmaci Santos, afirmou que todas as demandas foram colhidas e que o Parlamento fará o possível para atendê-las. "Vamos compilar tudo o que ouvimos aqui hoje, não temos certeza de que vamos conseguir atender todas as demandas, porque seria uma ilusão afirmar isso, mas vamos trabalhar para isso", finalizou.
Notícias relacionadas
- Assistência social, segurança, transporte e saúde são principais demandas na última audiência pública do Orçamento 2023
- População de Mairiporã pede por investimentos na saúde, cultura, segurança e moradia em audiência pública do Orçamento 2023
- Saúde, previdência e infraestrutura são os principais temas abordados durante audiência do Orçamento para 2023, em Praia Grande
- Segurança, educação e saúde são principais demandas em audiência do Orçamento estadual para 2023, em Diadema
- Taubaté elege educação e infraestrutura como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
- Embu das Artes aponta saúde pública, educação e habitação como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
- Alesp promove nova rodada de audiências públicas para debater o Orçamento estadual de 2023
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações