Março azul-marinho: vamos conversar sobre o câncer colorretal?


23/02/2023 19:01 | Conscientização

Compartilhar:

Março Azul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-02-2023/fg295764.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O câncer colorretal - também conhecido como câncer de cólon e reto ou câncer do intestino grosso - é o segundo mais frequente entre as mulheres e o terceiro mais frequente em homens no Brasil. O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima cerca de 17 mil casos novos em homens e 18 mil em mulheres para cada ano. A nível mundial, dados estatísticos apontam a ocorrência de 700 mil óbitos 2012 em decorrência da doença.



Por conta da importância de ampliar o conhecimento sobre a sua alta incidência e o alerta sobre opções de tratamento específicas para cada paciente nos casos metastáticos, o mês inteiro de março é dedicado a ações de conscientização.



No site do "Instituto Vencer o Câncer", do Instituto Oncoguia e no portal "Conviva Bem", é possível conferir mais detalhes sobre o CCR. Ao longo do mês, são realizadas uma série de atividades de conscientização pública e em hospitais. Participe!



Sobre o câncer colorretal



O câncer de cólon e reto é uma doença associada a fatores genéticos, ambientais e relacionados ao estilo de vida. Os fatores de risco incluem o consumo de bebidas alcoólicas, a baixa ingestão de frutas e vegetais, o alto consumo de carnes vermelhas e de alimentos processados, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.



Sintomas mais comuns:

- alteração do ritmo intestinal e dores abdominais;

- presença de sangue nas fezes;

- dor ao evacuar.



No entanto, importa ressaltar que a fase inicial da doença costuma ser assintomática. Por esse motivo, os exames de rotina, como a colonoscopia, são fundamentais para a detecção precoce da doença!

Após o diagnóstico e identificação do tratamento mais adequado, é importante o paciente cuidar da qualidade de vida. Manter uma alimentação balanceada, com o apoio de um nutricionista, e fazer uma atividade física recomendada por um profissional especializado são fundamentais para sucesso do tratamento.

alesp