Exposição na Alesp valoriza vida e humanidade de pessoas trans
06/06/2023 17:18 | Diversidade | João Pedro Barreto, sob supervisão de Cléber Gonçalves - Fotos: Rodrigo Romeo






A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe, a partir desta segunda-feira (05), a Exposição "Respeitem as trans, pois essas vidas importam". Solicitada pelo deputado Guilherme Cortez (PSOL), a mostra está aberta a visitas gratuitas da população até o próximo dia 16, no Espaço Heróis de 32, entre as 8h e 20h.
"Esse gesto de a gente possibilitar essa exposição aqui dentro da Assembleia é uma maneira de mostrarmos também que esse espaço está para ser ocupado pela população LGBT", afirmou Cortez.
A exposição traz fotografias da 'Festa Terça Trans', evento pioneiro no país voltado para o público transexual. O objetivo é evidenciar como a festividade e o lazer podem ser formas de resistência à exclusão social sofrida por essas pessoas.
Patrícia Araújo, ou Paty Dellii, idealizadora da 'Terça Trans', explica que criou a festa para que fosse um lugar onde as pessoas transexuais e travestis pudessem se sentir representadas, mas que, com mais de 15 anos de história, passou a ter um significado maior.
"A festa virou uma luta pela existência das pessoas trans. Agora, nós indicamos como conseguir ajuda jurídica, como se prevenir em relação à saúde, ajudamos com empregabilidade. A 'Terça Trans' é uma marca, uma festa que milita por uma causa", comentou a organizadora do evento.
Barry Wolfe, responsável por produzir as imagens expostas, conta que tira fotos do evento desde 2011. Advogado por formação, o escocês disse sempre ter defendido as pessoas em maior vulnerabilidade social e começou a se interessar pela população trans do Brasil. "As ações de conscientização para Aids do Estado e do Município falavam que minhas fotos resgatavam a dignidade das pessoas trans, porque mostravam, para o resto da população, que elas também são seres humanos e mostravam, para elas mesmas, que a vida tem valor", contou Barry.
O artista, que vive no Brasil há 36 anos, enfatiza que trazer essas fotos ao Parlamento Paulista tem o papel de promover inclusão social e mostrar que essas pessoas merecem todos os seus direitos. "Politicamente é muito importante. O Brasil ainda é o país que mais violenta pessoas trans, muitas delas ainda só conseguem viver com prostituição. Então, queremos humanizar essa parcela da população, que é a mais marginalizada", explicou.
Mês da diversidade
No mês de junho, é comemorado, ao redor do mundo, o mês do orgulho LGBTQIA+, quando atividades temáticas jogam luz sobre o problema da discriminação e violência sofridas por essa parcela da população diariamente. O deputado Guilherme Cortez ressaltou a importância da data e anunciou que a exposição é apenas a primeira das ações que realizará no mês do Orgulho.
"A nossa luta é todo dia, todo mês, mas a gente sabe que junho é uma ocasião especial em que a maioria dos espaços se abre pra gente poder debater as pautas da nossa comunidade e é isso que estamos fazendo aqui na Assembleia", afirmou o parlamentar.
Paty Dellii também celebrou a presença da exposição e de sua festa no Parlamento Paulista em um mês tão simbólico para a categoria. Para ela, ocupar espaços como esse é essencial, já que a população trans já foi alvo de diversos casos de violência no ano de 2023.
"É um orgulho estar aqui, é incrível que estejamos aqui na Alesp hoje. Eu, como mulher travesti que me identifico, acredito que a gente possa ir muito além do que a sociedade nos impõe. Ela nos coloca à margem da sociedade, mas nós podemos fazer muito melhor do que aquilo que nos designam e ocupar os lugares que nos são possíveis e impossíveis", disse Paty.
Notícias relacionadas
- Na Alesp, evento homenageia personalidades que lutam pela inclusão de pessoas com deficiência em SP
- No Dia Internacional do Orgulho, referências da comunidade LGBTQIA+ se reúnem na Alesp
- Orgulho LGBTQIAPN+: ato solene homenageia comunidade na Alesp
- Racismo religioso: Frente Parlamentar realiza seminário em defesa dos povos de matriz africana
- 21 de Março: Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
- Exposição na Alesp valoriza vida e humanidade de pessoas trans
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações