Orgulho LGBTQIAPN+: ato solene homenageia comunidade na Alesp

Evento condecorou membros e ativistas da causa; iniciativa é da deputada Professora Bebel (PT)
18/06/2025 17:33 | Diversidade | Giullia Chiara - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Ato Solene do Orgulho LGBTQIAPN+<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Professora Bebel: acolhimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347661.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Guilherme Cortez: representatividade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347662.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Eduardo Suplicy: dias melhores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347654.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Symmy Larrat: coragem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347655.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Drag queen Salete Campari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347656.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Franco Montoro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg347657.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No Mês do Orgulho, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou um ato solene em homenagem à comunidade LGBTQIAPN+. O evento, realizado nesta terça-feira (18), é uma iniciativa da deputada Professora Bebel (PT) e condecorou políticos, membros e ativistas da causa.

"É muito importante que essa Casa de Leis acolha. Nós vivemos em um mundo homofóbico e transfóbico, com incertezas diante de tudo que está acontecendo no cenário internacional. Queremos que o Brasil seja diferente e avance com o apoio de um governo democrático, popular e progressista", manifestou a parlamentar.

"Hoje, felizmente, temos mandatos de pessoas orgulhosamente assumidas LGBTs. Houve um tempo onde não tínhamos essas pessoas ocupando mandatos parlamentares e, nesse tempo, tínhamos pessoas que, mesmo sem ser LGBT, nos defendiam", disse o deputado Guilherme Cortez (Psol). O parlamentar ainda destacou a importância da participação de todos na luta contra o preconceito. "Todas as pessoas com o mínimo de respeito e empatia deveriam lutar contra a lgbtfobia", completou.

Também presente no evento, o deputado Eduardo Suplicy (PT) citou a necessidade de avanços na elaboração de políticas públicas voltadas à comunidade e defendeu a realização de eventos como esse. "Identificar e homenagear quem de fato trabalha e realiza um brilhante papel na construção, promoção e defesa dos direitos humanos, fortalece a militância e desempenha o pleno ativismo por dias melhores", disse.

"Me perguntaram ontem do que a comunidade sentia mais orgulho. Falei que era o orgulho de não desistir e sair das ruas. Não teve pandemia, ataque transfóbico ou cura gay que nos tirou da rua. Pelo contrário, cada vez mais ocupamos o parlamento, a arte e todos os lugares", concluiu a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat.

O ato solene ainda contou com apresentações de slam - batalha de poesia falada, onde poetas competem recitando seus poemas autorais - e a performance da drag queen Salete Campari, alter ego do artista Francisco de Sales Rodrigues.

Assista ao evento na transmissão realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens

alesp