CPI da Transição de Gênero aprova convites para mais dez pessoas

Metade dos convidados é de especialistas da área médica; a CPI também quer ouvir autoridades jurídicas e uma mulher trans que busca a redesignação de sexo
29/06/2023 18:50 | CPI | Claus Oliveira - Foto: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

CPI da transição de gênero<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg304499.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A CPI da Transição de Gênero da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta quinta-feira (29), mais 14 requerimentos, dez em forma de convite para que personalidades e autoridades falem sobre o tema no Colegiado. A pauta continha 47 itens, mas 33 deles tiveram pedidos de vistas e voltarão a ser discutidos em outra ocasião.

Dos convidados, metade é de especialistas que, direta ou indiretamente, pesquisam ou trabalham com a incongruência de gênero no público infanto-juvenil. São os médicos Paulo Roberto Pacheco, Durval Damiani, Edivaldo Utiyama e as médicas Elaine Maria Frade Costa e Akemi Shiba.

Também houve convite para duas autoridades jurídicas: a juíza do TJ de Pernambuco, Ana Claudia Brandão, e a procuradora regional da República, Aline Mancino Caixeta.

Além disso, a CPI quer ouvir as psicólogas Verônica Cezar-Ferreira - doutora em psicologia clínica - e Isadora Canto, representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Fecha a lista de convidados a professora da rede pública estadual Hainra Asabi, mulher trans que briga na Justiça pela redesignação de sexo.

Por meio de ofícios, a CPI solicitou informações escritas a outros quatro médicos - Alexandre Saadeh, Geraldo Bussato Filho, Alfredo José Mansur e o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

Os requerimentos aprovados vieram dos deputados estaduais Dr Elton (PSC) e Beth Sahão (PT) - três, cada um -, Guilherme Cortez (PSOL), Tomé Abduch (Republicanos) e Gil Diniz - dois, cada - e, por fim, Professora Bebel (PT) e o relator, Tenente Coimbra (PL) - um requerimento de cada.

Na reunião anterior, a CPI de Transição de Gênero aprovou convites para o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, a dirigente da ONG Minha Criança Trans, Thamirys Nunes, e o médico Alexandre Saadeh - o último trabalha no Hospital das Clínicas da USP, unidade hospitalar que está sob investigação na Alesp.


alesp