CPI de Prevenção de Deslizamento ouve representante do Centro de Monitoramento de Alertas Naturais
21/09/2023 18:28 | CPI | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio







A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Prevenção de Deslizamento em Encostas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniu, na manhã desta quinta-feira (21), para ouvir Pedro Ivo Mioni Camarinha, representante do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas Naturais (Cemaden).
A reunião foi conduzida pela presidente do Colegiado, Fabiana Barroso (PL), que agradeceu pelo momento. "Quero fazer meu agradecimento pela detalhada explanação do nobre convidado", disse a parlamentar, que também aproveitou o momento para ler um relatório sobre a diligência que a Comissão fez recentemente em São Sebastião.
O Colegiado também aprovou o Requerimento 2.124/2023 da pauta, de autoria da deputada Ediane Maria (Psol). O item convida o "Comitê União dos Atingidos" para uma oitiva. A organização reúne moradores de São Sebastião (SP) atingidos pela tragédia ocorrida em fevereiro deste ano.
A finalidade do Colegiado é investigar quais políticas públicas que foram adotadas e quais deverão ser aplicadas para a prevenção e o tratamento técnico das áreas de deslizamento de encostas do Estado.
O Trabalho do Cemaden
O Cemaden é uma instituição vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, responsável pela prevenção, mapeamento de riscos, monitoramento, envio de alertas, recuperação e resposta de enxurradas, inundações e deslizamentos de encostas, que são os principais desastres que mais causam óbito no Brasil.
O centro foi criado em 2011, após os desastres naturais ocorridos na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. "Naquela época, não existia uma rede observacional com radares e sensores para medir as chuvas em tempo real, não tinha uma política voltada para mapeamento de áreas de risco ao longo do nosso país. Então, o Governo Federal notou que não tínhamos um sistema nacional de gestão de riscos de desastres que pudesse enfrentar situações como aquela. Então, naquele ano, criou-se [...] o Cemaden", declarou Pedro Ivo Camarinha.
Posicionamentos
O deputado Donato (PT) pediu explicações sobre como ocorre a relação entre a Defesa Civil e o Governo do Estado e sobre como a previsão das fortes chuvas em São Sebastião foi comunicada para a população.
"O alto risco de deslizamento de encostas foi comunicado por reunião, poucos dias antes das tempestades ocorridas em São Sebastião, realizada entre o Cemaden e a Defesa Civil Nacional, que convocou as Defesas Civis Estadual e Municipais", explicou o representante do Cemaden, Pedro Camarinha.
Já o deputado Dr. Jorge do Carmo (PT) questionou Pedro Ivo Camarinha sobre a possibilidade de o Cemaden ter previsto a proporção das chuvas, em milímetros, que ocorreram no desastre de São Sebastião. O parlamentar Capitão Telhada (PP) reforçou esta pergunta. Além disso, o parlamentar Dr. Jorge do Carmo quis saber se era possível que a Defesa Civil sugerisse ações de evacuação da população local.
Segundo Pedro Camarinha, apesar de ter havido evidências para mensurar de forma técnica e científica a ocorrência das chuvas em São Sebastião, não havia certeza de que elas iriam ocorrer. Quanto à comunicação de ações, Camarinha disse que tal medida depende da política do município dentro do seu próprio território, não sendo uma competência do Cemaden.
"Será que o fato de os alertas irem primeiro para Brasília, capital federal, e depois irem para as cidades monitoradas, não gera uma maior burocracia no trâmite, que atrasa o alerta chegar onde realmente precisa?", questionou a deputada Marina Helou (Rede). De acordo Pedro Camarinha, esse trâmite dura alguns segundos apenas, não chegando a comprometer a rapidez no envio dos alertas.
O deputado Bruno Zambelli (PL) destacou durante a reunião da CPI que foi sancionada a lei que prevê a obrigatoriedade de repasse dos alertas de desastre recebidos pela Defesa Civil Estadual para os meios de rádio e televisão por meio da programação.
Notícias relacionadas
- Feira do Masp e pessoas em situação de rua são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- CPI da Alesp convida representantes do Governo para reforçar trabalho de apuração
- Na Alesp, representantes do setor de telefonia prestam contas sobre infraestrutura no estado
- CPI da Alesp que investiga tratamento dado aos moradores de rua é prorrogada por 60 dias
- CPI das Santas Casas recebe professor da Faculdade de Ciências Médicas da Capital
- CPI nomeia relator e aprova convite a professor da Santa Casa de SP
- André Bueno vai presidir CPI que investiga condições de moradores em situação de rua
- Em reunião na Alesp, CPIs das Santas Casas e da Pedofilia definem presidentes e vices
- Parlamentares participam da 102ª Sessão Ordinária da Alesp
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações