Alesp promove encontro sobre 'Enfrentamento das Desigualdades de Gênero no Serviço Público'

Com apoio dos parlamentares Professora Bebel e Carlos Giannazi, evento discutiu a dificuldade da ascensão feminina no funcionalismo público
21/03/2024 17:49 | Mulheres | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio e Larissa Navarro

Compartilhar:

Desigualdades de Gênero no Serviço Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321007.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Juçara Antoniassi: teto de vidro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321008.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antônio Carlos Fernandes: igualdade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321009.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321010.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Desigualdades de Gênero no Serviço Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321011.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Desigualdades de Gênero no Serviço Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg320973.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, entre quarta-feira (20) e quinta-feira (21), o encontro "Enfrentamento das Desigualdades de Gênero no Serviço Público", organizado pela Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate). O evento contou com a presença do deputado Carlos Giannazi (Psol), do presidente da Conacate, Antonio Carlos Fernandes, e da diretora de Defesa dos Direitos da Mulher Servidora Pública, Juçara Antoniassi. Os participantes abordaram os desafios da mulher no âmbito da administração pública.

O deputado Giannazi enfatizou que a maioria dos servidores públicos são mulheres. Segundo o parlamentar, elas são o público mais afetado pelas medidas do Estado brasileiro. "Sobretudo na Reforma da Previdência, onde elas foram as mais prejudicadas. É importante que se faça esse debate porque as mulheres são bastante penalizadas", reforçou ele.

A diretora Juçara apontou que os cargos de liderança no poder público são ocupados majoritariamente por homens. "Existe o termo conhecido como teto de vidro para as mulheres que têm muita dificuldade de alcançar esses cargos. Para as mulheres negras, a situação é ainda mais crítica", apontou Juçara.

Assédio

Nos casos de assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho, é necessário que as mulheres tenham uma rede de apoio para a formalização da denúncia. Antoniassi enfatiza que "é importante que exista um canal de denúncia, que seja sério e realmente apure e puna o agressor".

O presidente da Conacate, por sua vez, falou sobre o empenho da Confederação na luta contra a desigualdade, dando oportunidade às mulheres na liderança da instituição. "Nós somos a primeira entidade a colocar no estatuto a alternância da presidência entre os gêneros em cada gestão", contou ele.

A Alesp realizou a segunda edição do evento uma semana após o mesmo encontro ter ocorrido em Brasília, na Câmara dos Deputados.

Painéis

Nesta quinta-feira (21), foram apresentados no Auditório Paulo Kobayashi painéis de discussão sobre o impacto da Reforma da Previdência na vida das servidoras públicas, o combate ao assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho e a importância da participação das mulheres nos movimentos sindicais.

Homenagens

Foram homenageadas no encontro a Dra. Márcia Maria Rebouças - pesquisadora do Instituto Biológico; a ex-embaixadora do Brasil na Malásia e na Costa do Marfim e atual secretária de Relações Institucionais da cidade de São Paulo, Maria Auxiliadora Figueiredo; e a Dra. Jamila Jorge Ferrari - coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo.

Cartilha

No encerramento do evento foi apresentada a cartilha "Promoção da Equidade de Gênero no Serviço Público", que aborda sobre a existência do já mencionado "teto de vidro" e a segregação horizontal contra as mulheres, as disparidades de remuneração e os obstáculos para a progressão na carreira pública.

alesp