Contra privatizações e pela valorização dos profissionais, Audiência Pública debate Saúde no estado

Convocado pelo deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), evento na Alesp discutiu parcerias com Organizações Sociais de Saúde e realização de concursos públicos
06/05/2024 18:39 | Defesa | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Servidores pedem fim das privatizações na Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Marcolino (PT) participou de forma remota<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cléo Ribeiro defende mais concursos públicos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323601.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> SUS atende cerca de 30 milhões de paulistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2024/fg323602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (6), uma Audiência Pública que discutiu a gestão da Saúde paulista. Convocado pelo deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), o evento se posicionou contra as privatizações, consumadas principalmente por meio de parcerias com as Organizações Sociais de Saúde (OSS), e a favor da valorização dos profissionais e da realização de concursos públicos.

"O SUS atende atualmente 30 milhões de paulistas e nós não queremos o seu desmonte, queremos o fortalecimento. Queremos que as redes estadual, federal e municipal possam articular juntas para que possamos ter uma Saúde de qualidade no Estado de São Paulo e uma valorização dos servidores e servidoras do setor", defendeu Marcolino.

Na mesma linha, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado (SindSaúde SP), Cléo Ribeiro, criticou a transferência de responsabilidade da administração pública para as OSS's. "Nosso povo está envelhecido e adoecido e não se faz concurso público. O Governo se exime dessa responsabilidade e entrega a gestão para essas empresas privadas, que não prestam contas dos gastos, para suprir a falta de trabalhadores, auxiliares, médicos e enfermeiros", afirmou a presidente.

Além do SindSaúde, o encontro recebeu diversos trabalhadores do setor; a integrante do Movimento Pretas, Rose Soares; os deputados Carlos Giannazi (Psol) e Paulo Fiorilo (PT); o conselheiro municipal de saúde e coordenador da Frente Ampla em Defesa do SUS, Silas Laureano Neto; e o presidente estadual da CUT, Raimundo Suzart Lima.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720316760519

alesp