Seminário na Alesp debate benefícios da jornada reduzida na vida dos trabalhadores
25/04/2025 18:45 | Direitos | Daiana Rodrigues - Fotos: Marco A. Cardelino





A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta sexta-feira (25), um seminário que teve como tema a redução da jornada de trabalho e os impactos sociais e econômicos dessa possível medida. Solicitado pelo deputado Donato (PT), o evento reuniu representantes de diversas entidades ligadas à luta sindical.
A pauta principal foi a proposta de fim da escala "6 por 1", tipo de jornada comum nos setores de comércio e indústria, na qual o funcionário trabalha seis dias consecutivos e folga um, que é geralmente o domingo.
Essa é uma luta secular do movimento operário, segundo Donato, e é possível de ser alcançada com o avanço tecnológico, a inteligência artificial e o aumento da produtividade. O parlamentar ainda ressaltou que vários países já adotam as escalas 5 por 2 e até 4 por 3.
"O alcance dessa conquista melhoraria a qualidade de tempo, aumentando o descanso, estudo, momentos de lazer e convívio com a família", disse o deputado.
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP), Ricardo Suzart, também defendeu que esse tipo de debate é fundamental para ajudar a construir uma sociedade melhor e garantir que cada trabalhador tenha uma vida mais satisfatória. "Apesar de o Brasil ter mão-de-obra qualificada para ocupar os postos de trabalho, muitos [profissionais] não estão dispostos a se submeterem a baixos salários, longas jornadas de trabalho, assédio moral e outras condições ruins", pontuou Suzart.
Além dos benefícios já destacados, a técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fabiana Campelo, ressaltou que o debate sobre a redução da jornada de trabalho ajuda a combater o desemprego e as altas taxas de informalidade e rotatividade, aumenta a produtividade, reduz o adoecimento da classe trabalhadora, traz mais tempo para a qualificação profissional e ajuda a inserir o jovem no mercado de trabalho. "Esse é um passo decisivo para construir e implantar um sistema mais democrático nas relações trabalhistas brasileiras", concluiu Fabiana.
Legislação
O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, comentou que a Constituição Federal de 1988 reduziu a jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais e que, na época da sua promulgação, também já se debatia a jornada de 40 horas.
"Naquela época, a elite empresarial foi contra essa redução, porque muitos acreditavam que isso poderia causar falências e crise econômica para o país", lembrou Patah.
Os participantes destacaram que uma redução da jornada traria mais dignidade, respeito e justiça para as profissionais mulheres, ajudando a conciliar com a vida pessoal, melhorando a saúde mental e diminuindo a sobrecarga das trabalhadoras que, muitas vezes, são as responsáveis pelos cuidados domésticos e dos filhos.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Evento na Alesp prepara entidades para administrar recursos direcionados à proteção animal
- Projetos em defesa da segurança das mulheres avançam na Alesp
- Comissão de Defesa e Direitos das Mulheres recebe integrante da segurança pública
- Alesp destaca as principais leis de promoção e defesa aos direitos humanos
- Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres da Alesp dá aval a três projetos de lei
- AO VIVO: Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor analisa projetos em pauta
- AO VIVO: Comissão da Defesa dos Direitos do Consumidor se reúne em ambiente virtual para apreciar itens de pauta
- Parlamentares da Comissão de Direitos da Pessoa Humana dão aval a oito projetos em tramitação na Alesp
- Projeto aprovado por comissão institui data comemorativa para programa de ações solidárias
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações