Instituto do Legislativo Paulista destaca papel de Educação e Cultura nas periferias

Debate online recebeu representantes de projetos que promovem aulas gratuitas para crianças em situação de risco e revitalização urbana conduzidas por artistas periféricos
09/05/2025 18:09 | Instituto do Legislativo Paulista | Gabriel Eid - Fotos: Agência Alesp e Reprodução/YouTube

Compartilhar:

Instituto do Legislativo Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344759.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Debate<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344761.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) promoveu, na noite desta quinta-feira (09), palestra sobre o incentivo a atividades educacionais e culturais nas periferias. O ILP - órgão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo voltado para a difusão de conhecimento e pesquisa - realizou o evento online como parte do Ciclo ILP + Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais). A aula contou com a presença de representantes dos projetos Complexo do Bem e Rede Fundamental - que foram premiados na categoria "RIG na Sociedade Civil Organizada" do Prêmio Marco Maciel.

Os eventos realizados pelo ILP em parceria com a Abrig têm como objetivo dar visibilidade para boas práticas em Relacionamento Institucional e Governamental (RIG). Entre as iniciativas realizadas estão aulas gratuitas para crianças em situação de risco, atendimento de saúde em parceria com o Hospital Albert Einstein e projetos de revitalização urbana conduzidos por artistas periféricos - como de grafite e hip-hop.

Gestor-executivo da Rede Fundamental, César Mors apontou o impacto da pandemia no aumento das desigualdades educacionais. "A educação é o que faz com que as crianças modifiquem o jeito de lidar com o dia a dia delas", afirmou o gestor.

Diretora do Coletivo Pretas e Pretos em Relações Governamentais e mediadora do evento, Raiane Paulo dos Santos também destacou as dificuldades encontradas nesse período, principalmente por conta da falta de estrutura necessária para a realização de aulas online. "Temos dados que demonstram a evasão escolar no período da pandemia, principalmente entre jovens de ensino médio que deveriam ter se formado durante a pandemia. Era necessária uma estrutura que eles não tinham, de acesso à internet, computador e smartphone", afirmou.

Cooperação

César Mors comentou sobre a importância da articulação entre diferentes territórios para combater as desigualdades e fortalecer grupos artísticos. "Formar uma rede é muito importante porque conecta bairros dos quatro pontos de São Paulo. Assim nós temos contato com muita gente. E as vezes nem é o mesmo negócio que o nosso, mas acabamos nos auxiliando - cada um com suas vivências e experiências", afirmou.

Ciclo ILP + Abrig

O evento também contou com a presença do Fundador do Complexo do Bem, Reginaldo de Oliveira - também conhecido como Gavião. A palestra é uma contribuição da Alesp e da Abrig para a discussão temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) nº 4 (Educação de Qualidade), nº 3 (Saúde e Bem-Estar), nº 10 (Redução das desigualdades) e nº 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

O Dicionário ILP+Abrig de Campos e Conceitos Fundamentais em Relações Institucionais e Governamentais pode ser acessada na Biblioteca Digital da Alesp. A programação de cursos, eventos e publicações do ILP pode ser acessada no site do Instituto. Estão abertas as submissões de artigos para a Revista do ILP 2025.

Assista à aula, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:

alesp