Frente Parlamentar da Alesp celebra decreto que reduz burocracia do licenciamento ambiental em SP
14/07/2025 16:54 | Progresso | Daiana Rodrigues - Foto: Bruna Sampaio






A Frente Parlamentar em Apoio às Indústrias Química e Farmacêutica da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira de Indústria Química (Abiquim) celebraram, nesta segunda-feira (14), a conquista do Decreto Estadual 69.120/2024. A norma alterou as regras de licenciamento ambiental no Estado e trouxe mudanças, como a adoção de novos critérios, ampliação de dois para quatro anos no prazo de validade das licenças e redução nos custos.
Solicitado pelo coordenador da Frente, o deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT), o evento reuniu representantes de instituições do segmento químico para debater os principais impactos positivos da iniciativa para o segmento, como redução da burocracia no processo de licenciamento, fortalecimento do desenvolvimento sustentável, aumento da segurança jurídica e maior dinamismo econômico.
"Hoje comemoramos a conquista de um passo importante que simboliza a luta de anos do Parlamento Paulista e da Abiquim por avanços significativos para a licença de operações do segmento químico. Nossa meta agora é dobrar o prazo para oito anos", disse.
Segundo Ferreira, o Decreto 69.120/2024 torna as licenças menos frequentes, facilitando a permanência das indústrias químicas e farmacêuticas no Estado, além de captar novos investimentos. "A indústria química é a mãe das indústrias, porque gera empregos com altos salários e contribui para alavancar a economia paulista", disse.
O deputado Rômulo Fernandes (PT) também reforçou a importância de adotar estratégias que evitem a saída de industriais para outros estados. "As mudanças ambientais promovidas pela indústria química trazem mais qualidade de vida para qualquer cidade", destacou.
Fernandes ainda ressaltou a relevância do diálogo entre trabalhadores, governo, representantes do setor químico e instituições públicas e privadas, como a Cetesb.
Indústria química
Atualmente, a indústria química emprega cerca de 170 mil trabalhadores no Estado e se relaciona com praticamente todos os setores produtivos da economia paulista.
O segmento ainda é responsável por uma das principais massas salariais da indústria paulista representando 127 bilhões de reais ao ano, além de realizar exportações significativas no valor de 586 milhões de dólares.
O presidente executivo da Associação Brasileira de Indústria Química (Abiquim), André Passos Cordeiro, ainda destacou a relevância do segmento como fonte geradora de receita para o governo. "O setor químico é o principal contribuinte dos programas e projetos do Estado, por meio do pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)", disse.
Cordeiro ainda destacou que o setor possui diversos programas voltados para o desenvolvimento ambiente sustentável. "A indústria química brasileira é a que menos emite gases de efeito estufa no planeta. Nesse sentido, para aumentar a competitividade do país, é importante que haja investimento na produção de mais químicos", complementou.
Durante a reunião, o presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, Herbert Passos Filho, destacou o caso de Cubatão, no litoral paulista. A cidade conseguiu combater a poluição por meio regeneração ambiental, adotando ações, como arborização urbana e recuperação de áreas verdes.
Também foi abordada a importância da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que é referência ambiental. "Recebemos, em média, 20 mil pedidos de licença por ano. Somos o órgão que mais faz realiza esse processo", disse Thomaz Toledo, presidente do órgão.
O evento contou com a presença do, da subsecretaria de Energia e Mineração da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil), Marisa Barros; diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Nelson Pereira dos Reis; presidente; presidente do ramo químico da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP), Raimundo Suzart.
Assista ao evento, na íntegra, no YouTube da Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Dia Nacional do Café: como a pesquisa científica gera tecnologia no agro e desenvolvimento para SP
- Presidente da Alesp participa de inauguração de estação da Linha 8-Diamante, em Itapevi
- 30 anos de excelência em formação na Saúde: o legado da Famema e da Famerp
- 20 anos de Parcerias Público-Privadas: conheça os principais efeitos da Lei em São Paulo
- "Ninguém se Cala": Alesp assina pacto que combate assédio e violência contra mulheres
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações