Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ganha posto de atendimento do Poupatempo
01/02/2021 16:27 | Serviço | Luiz Rheda - Foto: Juliana Leal
Começaram nesta segunda-feira (1/2) os testes em sistemas e o treinamento dos funcionários do posto de atendimento do Poupatempo no Palácio 9 de Julho. A presença da nova unidade na sede do Legislativo paulista faz parte das ações adotadas pela Mesa Diretora da Alesp nos últimos anos para incentivar a maior presença da população no local.
Com fácil acesso pelos usuários, através da Avenida Pedro Álvares Cabral, a unidade do Poupatempo está instalada em um espaço de 120 metros quadrados e possui capacidade para realizar 200 atendimentos presenciais e 300 virtuais ao dia.
Com equipamentos modernos, o serviço vai funcionar por meio do Balcão Único, que permite a realização de diversos serviços no mesmo ambiente.
Para o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, "a chegada do Poupatempo na Assembleia Legislativa é uma conquista para toda a sociedade. Aqui na unidade, o cidadão poderá acessar diversos serviços públicos, com a melhor infraestrutura e atendimento de excelência".
No local serão oferecidos 154 serviços de diferentes instituições, como o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (Iirgd), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) e as companhias de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Também será possível atender demandas relacionadas às secretarias da Fazenda e da Educação, da Procuradoria Geral do Estado, além de serviços municipais.
Devido à pandemia de Covid-19, o posto do Poupatempo no Palácio 9 de Julho funcionará com capacidade reduzida e deverá priorizar os serviços que dependem da presença do cidadão para sua conclusão, como a emissão da primeira via do RG, por exemplo, que necessita da coleta biométrica digital.
O atendimento presencial na nova unidade será feito por meio de agendamento de data e horário, obrigatórios, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. O Poupatempo da Alesp funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h e a aos sábados, das 9h às 13h.
As demais opções, mais de 120, podem ser realizadas de maneira online, através dos canais digitais da entidade.
Serviços
Além do Poupatempo, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo também possui um posto avançado Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP).
Inaugurado em 2018, a unidade oferece serviços como certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV), comunicação de venda, alteração de endereço dentro do mesmo município, certidão do veículo e emissão de 2ª via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No mesmo ano o Palácio 9 de Julho firmou parceria com a Defensoria Pública do Estado, que passou a oferecer, no local, atendimento jurídico gratuito ao cidadão que não tem condições financeiras de pagar um advogado.
Dentre os serviços prestados na unidade estão assuntos relacionados à investigação de paternidade, pensão alimentícia, vaga em creche, retificação de assento de registro civil.
Também é possível receber orientações sobre direitos do consumidor, como renegociação de dívidas, discussão de juros abusivos, problemas com operadoras de telefonia, bancos e planos de saúde.
Notícias relacionadas
- Após enfrentamento da pandemia, parlamentares devem focar em medidas sociais exclusivas à população em 2022
- Nova estrutura conta com vários recursos
- No Dia do Imigrante, Assembleia paulista revela documentos do acervo histórico desde 1835
- Homologação de calamidade pública dos municípios pela Assembleia já está em vigor; veja lista
- Sistema de notificação automática da Alesp registra em média dois novos pedidos por dia
- Rede Alesp vai transmitir palestras do ILP na internet
- Assembleia Legislativa inaugura unidade do Poupatempo no Palácio 9 de Julho
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Plenário da Alesp aprova urgência a mais 11 projetos de lei; veja a lista
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp