Rede Alesp vai transmitir palestras do ILP na internet
26/03/2021 16:59 | Serviço | Barbara Moreira - Foto: Arquivo Alesp

A Rede Alesp vai começar a transmitir, ao vivo, pelo seu canal no YouTube, palestras do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), numa colaboração testada e aprovada. A primeira conferência já tem data e horário marcados: será no próximo dia 5 de abril, das 15h às 17h, com o tema "Amazônia - Tecnologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade".
Para a conferência, foram convidados o cientista Carlos Nobre, do Painel Científico para a Amazônia e Instituto de Estudos Avançados da USP; Gilberto Câmara Neto, do Grupo de Observações da Terra e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Paulo Artaxo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo; Adalberto Luis Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); e o deputado Caio França (PSB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A importância da Amazônia para o Planeta Terra é inegável e, nos últimos anos, tem ganhado cada vez mais destaque nos debates ambientais no mundo. A palestra vai abordar as ferramentas inovadoras na exploração sustentável da floresta, a indústria 4.0, a melhoria social da população amazônica, o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental e sociocultural da região.
"Nosso objetivo com a colaboração é potencializar o alcance do Instituto do Legislativo Paulista e nos integrarmos mais à Assembleia Legislativa de São Paulo. A Rede Alesp aumenta a nossa capacidade de prestação de serviços de utilidade pública", disse Any Ortega, representante do ILP e analista legislativa da Alesp.
O canal da Rede Alesp no YouTube (www.youtube.com/alespoficial) conta atualmente com 87 mil inscritos e 11,7 milhões de visualizações acumuladas. Em quase dois anos, o número de inscritos no canal cresceu 870%. A plataforma transmite ao vivo as sessões ordinárias e extraordinárias da Assembleia Legislativa de São Paulo, além de outras atividades legislativas e parlamentares da Casa.
A colaboração ainda prevê a gravação das palestras para transmissão na programação da TV Rede Alesp, em horários alternados, para também alcançar os telespectadores. "Essa colaboração com a Rede Alesp é um grande avanço para a sociedade. O ILP tem tradição em cursos e palestras voltados para diversos públicos. É uma referência e cumpre seu papel social, oferecendo conhecimento e serviços", disse o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Carlão Pignatari.
De acordo com Any Ortega, o formato virtual viabilizou o engajamento do público de outros estados, cidades e, até mesmo, países. "O e-mail do ILP recebe mensagens de pessoas solicitando a inscrição porque estão na Espanha e não têm CPF, e nós precisamos fazer de outra forma, ou de Marrocos, por exemplo".
As primeiras palestras estão sendo desenvolvidas em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O próximo encontro está agendado para o dia 3 de maio e abordará a Computação Quântica. O pesquisador Paulo Nussenzveig, do Instituto de Física da USP, será um dos palestrantes. No dia 7 de junho, a palestra terá como tema "Aprendizados da pandemia", e contará com diversos participantes.
"Outras palestras já estão sendo devolvidas e nas próximas semanas e meses já teremos uma agenda completa", disse Any Ortega. Para a colaboração, um primeiro teste chegou a ser feito. A palestra "A corrida das vacinas", transmitida há 3 semanas pelo canal da Rede Alesp no YouTube, se aproxima das 3.000 visualizações. "O resultado foi positivo. Por isso, estamos ampliando essa parceria", disse ela.
ILP
O Instituto do Legislativo Paulista é a escola do parlamento paulista e oferece cursos, palestras, seminários, eventos e ciclos de debates gratuitos à população e aos servidores. Antes da pandemia causada pelo coronavírus, os encontros também eram realizados presencialmente. Agora, só são realizados online e com participação virtual.
Apesar da Covid-19, o instituto conseguiu realizar 58 eventos em 2020, apenas 12 a menos do que no ano anterior, além de publicar trabalhos como o "Dicionário de Conceitos Políticos", elaborado por 39 colaboradores, e o "Guia Simplificado: Eleições 2020". Neste ano, 16 eventos já foram realizados.
Universidades, entidades públicas e privadas parceiras ajudam o instituto a levar conhecimentos para a sociedade. "Estamos repletos de eventos para o mês de maio, porque muitos colabores oferecem os seus cursos, que são bastante interessantes. Muitas vezes têm dois cursos por dia, dois dias da semana, é um aumento exponencial", conta Any.
No início de março, uma solenidade marcou a assinatura do convênio entre a Alesp e a Fundação Mário Covas para promover, através do ILP, eventos que visam a formação técnica, política e social dos participantes. Na ocasião, o diretor-presidente da fundação, Sérgio Kobayashi, afirmou que a "expectativa é formar em torno de mil alunos por ano" unindo "a prática da Assembleia Legislativa e a teoria da Fundação Mário Covas".
Interessados nas atividades devem se inscrever no site do instituto. Um formulário de avaliação é disponibilizado ao final dos eventos (exceto os transmitidos via Rede Alesp) e, se preenchido, dá direito ao certificado de horas assistidas. Consulte as atividades disponíveis no link: www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/
Notícias relacionadas
- Após enfrentamento da pandemia, parlamentares devem focar em medidas sociais exclusivas à população em 2022
- Nova estrutura conta com vários recursos
- No Dia do Imigrante, Assembleia paulista revela documentos do acervo histórico desde 1835
- Homologação de calamidade pública dos municípios pela Assembleia já está em vigor; veja lista
- Sistema de notificação automática da Alesp registra em média dois novos pedidos por dia
- Assembleia Legislativa inaugura unidade do Poupatempo no Palácio 9 de Julho
- Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ganha posto de atendimento do Poupatempo
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações