Região de Presidente Prudente elege saúde como principal demanda em audiência do Orçamento estadual para 2023
24/03/2022 20:58 | Audiência Pública do Orçamento de 2023 | Matheus Batista - Foto: Marco Antonio Cardelino
















Pedidos de recursos voltados para a saúde da região de Presidente Prudente foram destaque durante a audiência pública do Orçamento estadual para 2023 realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (24), na cidade da região oeste paulista.
De iniciativa da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, as audiências servem para que os cidadãos apresentem as principais demandas dos munícipios e suas sugestões para aplicação dos recursos previstos para o Orçamento do Estado. O presidente da CFOP, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), presidiu a reunião.
Prefeito de Presidente Prudente, o ex-deputado Ed Thomas deu início ao encontro solicitando maiores repasses da Secretaria de Estado da Saúde para o atendimento de pacientes do Hospital Esperança, especializado em oncologia, e do Hospital do Rim de Presidente Prudente. "A fila de espera é grande, a demanda é grande, e o recurso também precisa ser grande", disse.
A reunião contou com a participação de diversos servidores públicos da região administrativa de Presidente Prudente, que engloba 53 municípios. As reivindicações de investimentos para o atendimento do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo) dominaram os pedidos da noite. "Queremos participar das decisões e administrar o que é nosso", afirmou o servidor público Apolinário Vieira.
Ricardo Trombini, vereador do munícipio de Martinópolis, pediu recursos para a Santa Casa da cidade, responsável por atender também os usuários do Iamspe da região. "Gostaria de solicitar um olhar especial para direcionar recursos que venham contemplar a disponibilização de mais exames e consultas, para fazermos com que o sistema funcione", disse.
Outras demandas
Representantes de entidades e sindicatos de educadores da região também estiveram presentes na audiência desta noite. Dentre as principais reivindicações, se destacaram os pedidos para reajuste salarial para a classe. "O reajuste é a base para o professor estar minimamente valorizado", disse a vice-diretora da Associação dos Professores Aposentados de Presidente Prudente, Dirce Birau.
O professor Francisco Tortorello solicitou a ampliação do financiamento público da Unesp, que possui campus em Presidente Prudente. "A Unesp vem sendo referência nas atividades de pesquisa em âmbito nacional. O campus de Presidente tem em torno de quatro mil estudantes, investir nela é estratégico e essencial", disse.
Já Adenilto Tavares, vice-prefeito do município de Caiuá, pediu investimentos voltados para a produção agrícola da região. "Todo ano temos essa mesma busca das cadeias produtivas dos assentados e dos produtores rurais, que são praticamente esquecidos dentro do orçamento do Estado. A produção de alimentos é a área que mais precisa de investimentos no país", disse.
Também participaram da reunião os deputados Enio Tatto (PT) e - por videoconferência - Carlos Giannazi (PSOL). Nesta sexta-feira, dia 25 de março, a Alesp realiza mais duas audiências do Orçamento, em Birigui, às 10h, e em Dracena, às 19h.
Como participar
As audiências públicas serão transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube. Os interessados em participar com demandas e sugestões, deverão se inscrever no site da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no ícone "Audiências Públicas do Orçamento", e seguir as orientações. No dia da audiência da região correspondente, o link da plataforma Zoom será encaminhado através do e-mail informado no formulário de inscrição. No mesmo ícone, o cidadão poderá enviar sugestões ao Orçamento.
Notícias relacionadas
- Assistência social, segurança, transporte e saúde são principais demandas na última audiência pública do Orçamento 2023
- População de Mairiporã pede por investimentos na saúde, cultura, segurança e moradia em audiência pública do Orçamento 2023
- Saúde, previdência e infraestrutura são os principais temas abordados durante audiência do Orçamento para 2023, em Praia Grande
- Mogi das Cruzes elege segurança pública, educação e saúde como principais demandas em audiência do Orçamento de 2023
- Segurança, educação e saúde são principais demandas em audiência do Orçamento estadual para 2023, em Diadema
- Taubaté elege educação e infraestrutura como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
- Embu das Artes aponta saúde pública, educação e habitação como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
- Alesp promove nova rodada de audiências públicas para debater o Orçamento estadual de 2023
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações