Euclides da Cunha Paulista elege agricultura como principal demanda em audiência para o Orçamento de 2023
04/04/2022 15:02 | Audiência Pública do Orçamento de 2023 | Daniele Oliveira - Foto: Marco Antonio Cardelino











Agricultura familiar foi a área mais demandada pela população de Euclides da Cunha Paulista no último sábado (2), em audiência pública para o Orçamento estadual de 2023 realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Investimentos em escoamento, melhoria de estradas e redução de impostos também foram destaques.
Pelo segundo ano consecutivo, o Parlamento paulista foi até o extremo oeste do Estado para ouvir e colher demandas do município que compõe o Pontal de Paranapanema, localizado próximo às divisas dos Estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná, a 620 quilômetros da Capital.
O destaque da reunião se deu pelo motivo de que a agricultura local exerce forte influência sobre a economia da região, que possui uma estrutura industrial voltada para a agroindústria.
O presidente da Câmara de Euclides da Cunha Paulista, vereador Douglas Fabricio, agradeceu à Alesp pela audiência e parabenizou a Secretaria de Estado da Agricultura pela assistência. "Nós precisamos garantir que a Secretaria de Agricultura do Estado tenha recursos suficientes para continuar mandando, principalmente, maquinários para manutenção de estradas rurais, que nós temos mais de 400 km, para uma máquina só dar conta", disse.
Euclides é contemplada pelo Projeto Pontal 2030, um programa de desenvolvimento do Pontal do Paranapanema do governo, composto por 32 municípios. O plano reúne intervenções estatais com o objetivo de promover o desenvolvimento da região, que é a segunda com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), abaixo da média estadual.
Esse fato foi lembrado pelo Capitão Papotti, coordenador regional da Defesa Civil de Presidente Prudente, que agradeceu ao programa pelas ações. "Neste ano foram entregues mais de 100 viaturas de Defesa Civil para todos os 32 municípios que compõem o programa Pontal 2030, que foram agraciados com equipamentos". "Eu deixo aqui claro que esses recursos vieram graças ao orçamento aprovado pela Alesp", disse.
Emendas
Para o vereador de Euclides da Cunha Paulista Ednei Nicasio, mais investimentos deveriam ser destinados para a produção dos pequenos produtores, além da melhoria das estradas utilizadas por eles. "Nosso grande desafio é escoar a nossa produção do município. Precisamos que seja investido mais recursos para as estradas, bem como nas zonas rurais, porque a partir disso vamos atender nossos produtores, que produzirão com mais qualidade", contou.
Já Edna Prudêncio Pereira, assentada da fazenda Santa Rosa, solicitou recursos para a agricultura familiar local. "Pedimos para que vocês olhem para a agricultura familiar, porque é onde todos se reúnem para trabalhar em um bem comum para as suas famílias, principalmente para a mulher". "Tudo vem da agricultura e por isso precisamos de mais investimento", disse.
O prefeito de Euclides da Cunha Paulista, Domingos Mente Lopes, conhecido como Nenê Lopes, pediu a redução do imposto ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para atrair indústrias que frequentemente têm migrado para os Estados vizinhos atraídos por taxas menores.
"Sabemos que é um desafio muito grande, mas também é um caso muito sério para a nossa região, que atrapalha o crescimento e o desenvolvimento. Se isso for concretizado, será um marco para o desenvolvimento da região", disse.
O dirigente do encontro, Gilmaci Santos (Republicanos), respondeu que trabalhará para buscar soluções. "É uma questão que precisamos resolver através do diálogo. Sugiro que possamos fazer um documento ou uma comissão de prefeitos da região, porque esse orçamento será elaborado e votado ainda em novembro, depois das eleições". "O que nós ouvimos aqui, nós trabalharemos com muito afinco para tornar realidade", afirmou.
Para participar
Para participar de uma das audiências públicas da Alesp com sugestões e reivindicações, basta se inscrever no site da Assembleia no ícone "Audiências Públicas do Orçamento". Outra alternativa é comparecer presencialmente na Câmara Municipal da região no dia da audiência, que vai seguir todas as normas de segurança contra a Covid-19. As reuniões serão transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube.
A próxima reunião será realizada nesta quinta-feira, dia 7, a partir das 18h, na Câmara do município de Assis. A Câmara Municipal de Avaré, no dia 8, receberá a Alesp a partir das 10h, enquanto o Centro Comunitário João Batista Tonon, no município de Coronel Macedo, a partir das 19h.
Notícias relacionadas
- Assistência social, segurança, transporte e saúde são principais demandas na última audiência pública do Orçamento 2023
- População de Mairiporã pede por investimentos na saúde, cultura, segurança e moradia em audiência pública do Orçamento 2023
- Saúde, previdência e infraestrutura são os principais temas abordados durante audiência do Orçamento para 2023, em Praia Grande
- Mogi das Cruzes elege segurança pública, educação e saúde como principais demandas em audiência do Orçamento de 2023
- Segurança, educação e saúde são principais demandas em audiência do Orçamento estadual para 2023, em Diadema
- Taubaté elege educação e infraestrutura como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
- Embu das Artes aponta saúde pública, educação e habitação como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
- Alesp promove nova rodada de audiências públicas para debater o Orçamento estadual de 2023
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações