Infraestrutura, causa animal e saúde lideram demandas em audiência para Orçamento 2023, em Avaré
08/04/2022 14:45 | Audiência Pública do Orçamento de 2023 | Daniele Oliveira - Foto: Marco Antonio Cardelino















Infraestrutura pública, causa animal e saúde foram as demandas em destaque durante a audiência pública para o Orçamento estadual de 2023, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta sexta-feira (8) no município de Avaré, região administrativa de Sorocaba.
As audiências públicas para o Orçamento Estadual são eventos que reúnem a população e os parlamentares do Legislativo paulista para debater demandas em áreas como saúde, educação e segurança pública, que poderão ser incluídas na peça orçamentária do próximo ano.
Durante o encontro, a vereadora de Avaré Ana Paula Tibúrcio relembrou o problema de enchentes, que de acordo com ela, há cinco décadas afetam os munícipes. Ela solicitou recursos para promover soluções. "Há mais de 50 anos a nossa cidade sofre com problema de enchentes", afirmou.
No mesmo sentido, o vereador Hidalgo de Freitas frisou a necessidade de ações efetivas para acabar com o problema das frequentes enchentes. "[Esse é] um problema que vem há anos afetando a população, principalmente os comerciantes. A gente precisa de uma atitude mais séria do governo do Estado em relação ao combate às enchentes", disse. A infraestrutura da cidade, sobretudo na zona rural, também recebeu solicitações do representante, que pediu melhorias nas estradas, pavimentação e iluminação pública.
Já o vereador de Avaré Tenente Carlos chamou a atenção para a melhoria das vias públicas. "Avaré está necessitando urgentemente de emendas para que sejam aplicadas nas estradas rurais, principalmente na estrada de Avaré-Itatinga, que precisa de recapeamento urgente, pois tem muitos buracos, falta de sinalização e ausência de acostamento". A área do esporte também foi lembrada por ele, que pediu investimento nos campos de futebol, com instalação de vestiários e melhores gramados.
Outras demandas
Além de infraestrutura, a área da saúde foi um tema bastante presente. O presidente da Câmara de Avaré, vereador Flávio Eduardo Zandoná, apresentou uma demanda na área da saúde, a qual pediu por mais investimentos para a realização de exames. "A cidade de Avaré atende 17 municípios, incluindo a Santa Casa municipal. Precisamos de recursos para realizar exames oncológicos, assistindo todas as regiões", afirmou.
Ações para promoção da vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi a demanda apresentada pelo vereador Marcelo José Ortega, que reivindicou a instalação de um Centro de Assistência Integral para Pessoas com Autismo em Avaré. De acordo com Ortega, o Senado Federal já aprovou uma lei de alcance nacional para criar as instituições e por isso, pediu recursos para que a região também seja contemplada.
"Eu peço que essa demanda seja incluída no orçamento de São Paulo para a instalação desse Centro Integral aqui em Avaré, pois os pais e professores se queixam com frequência de que a cidade não tem a oferta de diagnóstico precoce, nem de tratamento multifuncional", disse.
Já a vereadora Maria Isabel Dadário pediu recursos para tratar dos animais da região. "Gostaria de solicitar um olhar melhor aos animais para que eles sejam enxergados na nossa sociedade", disse.
O deputado Enio Tatto (PT) deu prosseguimento ao debate sobre a causa animal, da qual afirmou ser necessário soluções a longo prazo. "Não podemos mais resolver isso através de emendas parlamentares, porque isso resolve uma coisa pontual, mas nós precisamos ter um programa e políticas para todo o Estado. Hoje existe uma coordenadoria da Secretaria da Saúde, que cuida dessa área. Precisamos tirar de uma simples coordenadoria que é paliativo para criar uma secretaria de Estado com orçamento", disse.
Para participar
Para participar de uma das audiências públicas da Alesp com sugestões e reivindicações, basta se inscrever no site da Assembleia no ícone "Audiências Públicas do Orçamento". Outra alternativa é comparecer presencialmente na Câmara Municipal da região no dia da audiência, que vai seguir todas as normas de segurança contra a Covid-19. As reuniões serão transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube.
A próxima reunião será realizada ainda hoje, a partir das 19h, no Centro Comunitário João Batista Tonon, no município de Coronel Macedo. No dia 11, às 14h, a Câmara Municipal de Apiaí será a próxima a receber o encontro do Parlamento paulista com a população.
Notícias relacionadas
- Assistência social, segurança, transporte e saúde são principais demandas na última audiência pública do Orçamento 2023
- População de Mairiporã pede por investimentos na saúde, cultura, segurança e moradia em audiência pública do Orçamento 2023
- Saúde, previdência e infraestrutura são os principais temas abordados durante audiência do Orçamento para 2023, em Praia Grande
- Mogi das Cruzes elege segurança pública, educação e saúde como principais demandas em audiência do Orçamento de 2023
- Segurança, educação e saúde são principais demandas em audiência do Orçamento estadual para 2023, em Diadema
- Taubaté elege educação e infraestrutura como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
- Embu das Artes aponta saúde pública, educação e habitação como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
- Alesp promove nova rodada de audiências públicas para debater o Orçamento estadual de 2023
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações