População pede investimentos em infraestrutura, defesa da mulher e saúde em audiência do Orçamento 2023, em Mococa
28/04/2022 20:52 | Audiência Pública do Orçamento de 2023 | Matheus Batista - Foto: Marco Antonio Cardelino















Os pedidos de recursos voltados para as áreas de infraestrutura, defesa da mulher e saúde lideraram a audiência pública do Orçamento estadual de 2023 realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (28), no município de Mococa.
O evento marcou o retorno das audiências realizadas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento nos municípios do Estado. Este ano os encontros acontecem no primeiro semestre do ano por conta das eleições gerais marcadas para outubro.
Morador de Mococa, Ivan Francisco levou a reunião o pedido de recapeamento e manutenção da estrada José Pereira Filho, que interliga o município ao distrito de Igaraí. "É um trajeto de extrema relevância, não apenas por interligar núcleos habitacionais da zona rural, mas também por proporcionar o escoamento de grande parte da produção agrícola local", afirmou.
O vereador Paulo Miquelin fez coro ao pedido de manutenção das estradas vicinais da região. "Continuadamente temos vidas ceifadas nessas vicinais", disse. Miquelin também usou o espaço para solicitar uma nova viatura para o Corpo de Bombeiros da cidade. "Nossa viatura tem mais de 10 anos trabalhando 24h por dia e semanalmente está na mecânica", afirmou.
Janaina Rota, que é vice-presidente do Conselho de Direito da Mulher de Mococa, solicitou aos parlamentares um veículo para a Ronda Maria da Penha, além de chamar atenção para a falta de um delegado da Delegacia da Mulher residente de Mococa. "Não temos veículo nem na Guarda Municipal nem na Polícia Militar que possa nos assessorar em relação a isso. Hoje não temos essa rede de apoio para nossas mulheres", afirmou.
As audiências são o canal que a população tem para apresentar as principais demandas dos municípios para formulação da peça orçamentaria do próximo ano. A reunião realizada no município da Região Metropolitana de Ribeirão Preto foi presidida pelo deputado Dirceu Dalben (Cidadania) e contou com as presenças do presidente da CFOP, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), e do deputado Enio Tatto (PT).
Principal demanda registrada ao longo de todas as audiências promovidas pela Alesp este ano, a saúde também foi tema dos pedidos da noite. Presidente da Câmara de Mococa, a vereadora Elisângela Maziero pediu o aumento dos recursos para a oferta de exames oncológicos na região. "Hoje temos uma demanda que demora para fazer o atendimento dos nossos pacientes. Gostaríamos que esse serviço fosse mais eficiente para atender nossa população", disse.
O prefeito da cidade, Eduardo Barison, solicitou o reajuste da verba para a compra de medicamentos pelo município. "Os recursos não estão chegando, o valor do remédio vem aumentando e cada vez mais o município vem recebendo menos medicação" afirmou.
As próximas audiências do Orçamento acontecem nesta sexta, dia 29, às 10h, em Rio Claro e, na segunda-feira, dia 2 de maio, às 18h, na cidade de Sumaré.
Como participar
As audiências públicas serão transmitidas ao vivo pela Rede Alesp na TV e no Youtube. Os interessados em participar com demandas e sugestões, deverão se inscrever no site da Assembleia (www.al.sp.gov.br), no ícone "Audiências Públicas do Orçamento", e seguir as orientações. No dia da audiência da região correspondente, o link da plataforma Zoom será encaminhado através do e-mail informado no formulário de inscrição. No mesmo ícone, o cidadão poderá enviar sugestões ao Orçamento.
Notícias relacionadas
- Assistência social, segurança, transporte e saúde são principais demandas na última audiência pública do Orçamento 2023
- População de Mairiporã pede por investimentos na saúde, cultura, segurança e moradia em audiência pública do Orçamento 2023
- Saúde, previdência e infraestrutura são os principais temas abordados durante audiência do Orçamento para 2023, em Praia Grande
- Mogi das Cruzes elege segurança pública, educação e saúde como principais demandas em audiência do Orçamento de 2023
- Segurança, educação e saúde são principais demandas em audiência do Orçamento estadual para 2023, em Diadema
- Taubaté elege educação e infraestrutura como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
- Embu das Artes aponta saúde pública, educação e habitação como principais demandas em audiência para o Orçamento de 2023
- Alesp promove nova rodada de audiências públicas para debater o Orçamento estadual de 2023
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações