Debate sobre segurança nas escolas persiste na Alesp; confira os pronunciamentos desta quinta, 30
30/03/2023 18:48 | Sessão Ordinária | Juliano Galisi, sob supervisão de Cléber Gonçalves | Foto: Rodrigo Costa

O ataque à Escola Estadual Thomazia Montoro continua a render debates entre parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A fim de evitar novos crimes de ódio, os deputados vêm discutindo propostas para o bem-estar e segurança nas escolas paulistas. Este e outros assuntos pautaram a sessão ordinária desta quinta-feira (30).
De segunda a sexta-feira, a partir das 14:30, ocorrem as sessões ordinárias, que são divididas entre Pequeno e Grande Expedientes. De acordo com o Regimento Interno da Casa, os deputados podem conduzir discursos de tema livre na tribuna. Confira, a seguir, os destaques da sessão.
Segurança nas escolas
Conte Lopes (PL) foi o primeiro a comentar sobre a segurança nas escolas. Para o deputado, a proposta de contar com maior apoio das polícias na prevenção de ataques como o da última segunda-feira foi mal interpretada pela oposição. "Temos quantas escolas no Estado? Por volta de cinco mil? Se colocarmos um homem em cada escola, isso já é o efetivo de toda a Polícia Militar. É impraticável, ainda mais porque o policial não iria desempenhar o seu papel, que é dar segurança para a sociedade", afirmou Lopes.
A deputada Professora Bebel, do PT, fez uso do Grande Expediente para responder Lopes. "A gente defende a Ronda Escolar. Creio que houve um ruído, pois nós sabemos do problema com os efetivos policiais". A parlamentar, em seguida, apresentou uma pesquisa conduzida pelo Instituto Locomotiva a respeito da percepção de segurança dentro das escolas.
De acordo com o estudo, 69% dos estudantes e 68% dos professores de escolas públicas do estado de São Paulo afirmam sentir nível "alto ou médio" de violência dentro do ambiente escolar.
O Instituto Locomotiva revelou, ainda, que a percepção da violência como uma "realidade" na comunidade escolar é sensivelmente maior nas periferias. Bebel, por fim, afirmou que "a saída para os problemas é o diálogo e a gestão democrática nas escolas".
O deputado Reis (PT), adiante, retomou o assunto, chamando a atenção para a capilaridade do crime no ambiente escolar. "O Estado deixou de existir nas periferias e deu lugar para uma gestão paralela, que está levando violência e drogas para as escolas".
O parlamentar destacou, ainda, que cada situação deve ser compreendida dentro de seu contexto e a partir de múltiplos fatores, como atuação do Estado e presença dos pais na educação dos filhos. "Toda essa questão é um conjunto, não são coisas isoladas das outras. (...) É uma discussão que deve ser feita analisando caso a caso", ponderou o deputado.
Pessoas com deficiência
Andrea Werner (PSB) relembrou na tribuna que, no dia de hoje, é celebrado o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. Ela saudou o chefe de seu gabinete e destacou que 2 milhões de brasileiros são acometidos com o transtorno, que é crônico.
Werner chamou a atenção para o diagnóstico da condição, que muitas vezes é confundido com depressão e acaba por afetar todo o tratamento. "Essas pessoas precisam de empatia e acolhimento social", disse a deputada.
Rafael Saraiva, do União Brasil, reiterou que defenderá a pessoa com deficiência na Alesp da mesma forma que atuou na Câmara Municipal da Capital Paulista. "Enquanto vereador em São Paulo, dei voz para as famílias atípicas. Estive e conversei com muitas mães atípicas e entendi melhor os problemas que elas passavam. Foi esse mandato que me trouxe até aqui", destacou Saraiva.
Demais discursos
Simão Pedro, do PT, fez uso da tribuna para repercutir o descarrilamento de trem da linha 8-Diamante na manhã desta quinta. Segundo o parlamentar, o processo de concessão da linha para a iniciativa privada foi "acelerado" e "feito de forma suspeita".
O deputado Paulo Mansur, do PL, saudou o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao país. "Foram 89 dias com Jair Bolsonaro fora do Brasil. Acho que foi um período de descanso, pois foi uma campanha dura e injusta para com o ex-presidente", disse Mansur.
O petista Paulo Fiorilo, por sua vez, discursou a respeito da missão que realizou em território japonês na última semana. O deputado, que foi acompanhado por outros agentes públicos brasileiros na expedição, apresentou um resumo das visitas a museus, escolas e autoridades do Japão.
Vinícius Camarinha, líder da federação PSDB/Cidadania, manifestou repúdio ao discurso proferido pela deputada Dani Alonso (PL) na sessão de quarta-feira (29). Na ocasião, Alonso criticou o atendimento no Hospital das Clínicas de Marília, alegando superlotação e a necessidade de "pessoas técnicas e comprometidas" na gestão da autarquia. Segundo Camarinha, a parlamentar do PL está criticando quem está "trabalhando e se empenhando" para melhorar o hospital. "Não posso aceitar esses ataques", disse Vinícius.
A saúde também foi pauta do deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), que argumentou em favor do novo arcabouço fiscal. Marcolino alegou que a proposta do ministro Fernando Haddad permite mais aportes para a área. "A demanda por saúde é crescente e o investimento estava congelado pela PEC conhecida como 'teto de gastos'. Com essa nova norma, vamos garantir mais investimentos para a saúde, tal como era feito entre 2003 e 2016", afirmou o parlamentar.
Notícias relacionadas
- Paz nos estádios, Defesa Civil e reajuste a servidores pautam sessão da Alesp desta sexta, 23
- Direitos dos servidores públicos, Cracolândia e maus tratos aos animais pautam sessão na Alesp
- Reajustes salariais e PCDs são temas dos discursos na sessão ordinária desta terça, 20
- Acesso à terra e moradia, Cracolândia e transexualidade na infância são temas de sessão
- Cultura do interior e Segurança Pública foram destaques dos deputados durante sessão ordinária
- Sanção do reajuste salarial das polícias é destaque dos discursos na sessão desta segunda, 12
- Atuação e proteção de policiais no Estado pautam sessão na Alesp
- Reajuste de taxas judiciais e privatização de parques são temas da sessão desta terça, 6, da Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações